terça-feira, 14 de julho de 2015

PESCA DE JACARÉS NA LAGOA ITAPEVA

                GRANDES JACARÉS FORAM PESCADOS NA LAGOA ITAPEVA... COM ANZOL DE FABRICAÇÃO CASEIRA...FEITO DE ARAME DE AÇO E  ISCADO COM BOFFE DE GADO.

ATRÁS DO MORRO '' SÍTIO VELHO '' ESTE   QUE COMEÇA NO CEMITÉRIO, TEM UM LUGAR NA LAGOA QUE SE PARECE COM UM RIO E É CHAMADO DE VARADOR PELOS ANTIGOS... ALI HAVIA MUITOS JACARÉS...

ENOR ROXO FOI UM DOS  PESCADORES, MEU VIZINHO NA ÉPOCA ...TIVE OPORTUNIDADE DE VER JACARÉS ENORMES SENDO COREADOS POR ELE E OUTRAS PESSOAS...JACARÉS DO COMPRIMENTO DO LEITO DO CARRO DE BOIS...MAIS DE DOIS METROS.

DESCOBRI VENDO A CARNEAÇÃO QUE A URINA DESTE ANIMAL É UM EXCELENTE PERFUME...PESQUISANDO APRENDI MAIS AINDA: OS PERFUMISTAS USAM ESTA URINA ...MUITOS ESTÃO PERFUMADOS E NEM SABEM QUE PODEM ESTAR USANDO A URINA DE JACARÉ...MAS NÃO SE ASSUSTE A URINA DE UM VEADO AFRICANO CHAMADO DE " ALMISCAR " TAMBÉM É COMERCIALIZADA POR SER DE PERFUME AGRADÁVEL...

ELES AQUI PESCAVAM ERA PARA COMER O JACARÉ ENFAROFADO!!!!

sábado, 11 de julho de 2015

TRÊS CACHOEIRAS POESIA

ÁGUAS QUE DESCEM DO MORRO
NUM SÍMBOLO DE ETERNA GRAÇA
 SEMPRE REGANDO AS MATAS,
 DESCEDENTANDO  O CARENTE.

 CONVIDANDO OS QUE PASSAM
E AVISTAM DE REPENTE
 EM UMA LINDA CORRENTE...
DE PRATA EM COR CRISTALINA

ÁGUAS PURAS ALCALINAS
QUE ANIMAM , REVIGORAM...
O TROPEIRO DE OUTRORA
AQUI SE BENEFICIAVA...( Em construção )

CAÇA EM TRÊS CACHOEIRAS


LEMBRO QUE AOS DOMINGOS SE OUVIA O TIROTEIO DE ESPINGARDA NO MORRO PEREIRA. HAVIA BASTANTE MATA ATLÂNTICA E MUITOS PÁSSAROS. JACUS, JACUTINGAS, ARAQUANS, TUCANOS, CIRIQUÁS ,  PICA-PAUS, INAMBUS, PAPAGAIOS, PERIQUITOS E MACUCOS.

ANIMAIS: QUATIZ, TATUS, PACAS, CUTIAS, BUGIOS, GATOS DO MATO E JAGUATIRICAS, GRAXAINS , MÃOS PELADAS  E VIADOS. PRESENCIEI MUITAS CAÇADAS DE VIADOS POR UM TAL DE TENENTE PINTO AQUI NO MORRO PEREIRA...CAÇANDO VEADOS.

HAVIA TAMBÉM CAÇADORES ESPECIALIZADOS EM LEBRES...FERNANDO ROLIM, HERMELINO ( PIQUICO ) ADENIR MATTOS E SEU CACHORRO COLEIRA, MÁRIO ROLIM, NATALINO RAUPP, VICO VENÂNCIO, ALDO DO NASCIMENTO. AS CAÇADAS DE CAPIVARAS ERAM EFETUADA PELOS MORADORES DO SANTO ANJO; VALDEMAR, E  O CARMO, DA FAMÍLIA VENÂNCIO. HAVIA OS CAÇADORES DO BANHADO, AQUELES QUE PREFERIAM OS FRANGOS DÁGUAS, CARÕES E TACHANS ( TARRÃS ) MARRECAS  E  GARÇAS!!!!


COM O DESMATAMENTO AS CAÇAS FORAM SUMINDO E OS CAÇADORES DESAPARECENDO...


PLANTA ALIMENTÍCIA USADA PARA CRIANÇAS

  AQUI FOI MUITO USADA EM TEMPOS IDOS ESTA PLANTA CHAMADA DE ARARUTA. ESPECIALMENTE POR FAMÍLIAS QUE TINHAM FILHOS PEQUENOS. ESTA PLANTA QUE DA REGIÃO SUMIU QUANDO APARECEU OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. 

ARARUTA TINHA UMA PARECÊNCIA COM A PLANTA CHAMADA CAMBRAIA POPULARMENTE. ESTA QUE ENFEITAM RIOS E CÓRREGOS DE NOSSA REGIÃO. OS CACHOEIRENSES PLANTAVAM A ARARUTA E DEPOIS DE CERTO TEMPO COLHIAM E RALAVAM A RAIZ QUE É RICA EM AMIDO QUE CONTEI DIVERSAS VITAMINAS NECESSÁRIA A SAÚDE.

ERA INDICADA COMO REMÉDIO POR COMBATER A FEBRE. AINDA HOJE É INDUSTRIALIZADA E VENDIDA NOS MERCADOS DO NORDESTE E NORTE DO BRASIL. UM QUILO CUSTA APROXIMADAMENTE  QUARENTA REAIS.

ASSIM OS CACHOEIRENSES ALIMENTAVAM SEUS FILHOS PEQUENOS, QUANDO AINDA NÃO EXISTIA OS ALIMENTOS QUE TODOS CONHECEMOS HOJE INDICADO PARA CRIANÇAS....

terça-feira, 7 de julho de 2015

OS COLCHÕES USADOS NA REGIÃO

    CONHECI DESDE PEQUENO O COLCHÃO DE PALHA DE MILHO. OS FABRICANTES, GERALMENTE AS MÃES DE FAMÍLIA...APANHAVAM A PALHA E DESFIAVAM, DEPOIS ENCHIAM UM SACO GERALMENTE FEITO DE RISCADO ATRAVÉS DE UMA FENDA COM BOTÕES QUE SERVIA PARA ENFIAR O BRAÇO E AFOFAR...OU PARA REPOR...A PALHA NOVA GERALMENTE PRODUZIA ALERGIA...ESPIRROS E COCEIRAS...MAS COM O TEMPO AS PESSOAS ACOSTUMAVAM.

OUTRO COLCHÃO ERA FEITO DE CLINA...UMA MACEGA ACOLCHOADA...NÃO SEI PORQUE PESAVA TANTO. DEPOIS VINHA O DE MARCELA E POR ÚLTIMO OS MAIS MODERNOS...MOLAS. SÓ PARA GENTE DO DINHEIRO. UMA TELA DE MOLAS...A PESSOA AO DEITAR OU SE MEXER NA CAMA FAZIA UM BARULHÃO...

MAS NO PRINCÍPIO OS PELEGOS AINDA ERAM OS MELHORES ESPECIALMENTE NO INVERNO...NO VERÃO SE COBRIAM COM UM LENÇOL OU MANTA E A CAMA JÁ ESTAVA PRONTA. 

ERA ASSIM ...TODOS OS DIAS ERA TAREFA DA DONA DE CASA OU FILHAS OU EMPREGADA AFOFAR OS COLCHÕES E DAR ALGUNS ESPIRROS...

A PEDRA FUNDAMENTAL E OS VÂNDALOS

   POUCOS LEMBRAM E POUCOS SABEM QUE  NO ALICERCE DO TEMPLO CATÓLICO DE TRÊS CACHOEIRAS EXISTE A PEDRA FUNDAMENTAL. LEMBRO QUANDO FOI FEITO UMA FESTA ESPECIAL E O PADRE LUIZ PASA COLOCOU DENTRO DA PEDRA UMA SÉRIE DE DOCUMENTOS. NORMALMENTE USA-SE COLOCAR UMA DESCRIÇÃO HISTÓRICA  DOS GOVERNANTES ATUAIS, MOEDAS, LISTA DE DIRETORES DA IGREJA, DOADOR DO IMÓVEL.UM JORNAL DO DIA .

NO CASO CACHOEIRENSE FOI AINDA ACRESCIDA AS MOEDAS DA PEDRA FUNDAMENTAL DA CAPELA ANTERIOR E OS ESCRITOS DA ÉPOCA. 1920.  LEMBRO DO PADRE LUIZ PASA COLOCANDO DENTRO DE UMA GARRAFA DE CHAMPANHA UM ROLO DE PAPÉIS COM OS DOCUMENTOS. TIRA-SE O AR E DEPOIS É FECHADO E LACRADO COM CERA . A PEDRA É ESCAVADA NO CENTRO E OS MATERIAIS HISTÓRICOS COLOCADO ALI. DEPOIS COLOCA-SE UMA TAMPA POR SIMA.

TUDO ISTO FOI FEITO COM MUITO ESMERO E REVERÊNCIA...A PEDRA FICOU PRONTA, MAS LEVOU ALGUNS DIAS PARA SER COLOCADA DEFINITIVAMENTE NO ALICERCE ...E FOI AÍ QUE ACONTECEU...

OS VÂNDALOS FORAM COM FERRAMENTAS A NOITE E ARROMBARAM A PEDRA, SACANDO DO INTERIOR OS DOCUMENTOS E MOEDAS...INCLUSIVE AS MOEDAS DE 1920.  MUITOS PRESENCIARAM  O ACONTECIDO. EU PRESENCIEI. FOI UM FATO TRISTE.

DEPOIS TUDO FOI FEITO NOVAMENTE E COLOCADO NO DEVIDO LUGAR...NARRO ISTO POR QUE FOI UM FATO VERDADEIRO  QUE ACONTECEU.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

PADRES COM FAMÍLIA NA HISTÓRIA DO BRASIL

                MATHEUS FEIJÓ DO NASCIMENTO AFIRMAVA QUE DESCENDIA DA MESMA FAMÍLIA DO PADRE DIOGO FEIJÓ, EMBORA PARTE DE SUA FAMÍLIA FOSSEM LUTERANOS. NO VALE DE TRÊS FORQUILHAS ONDE RESIDIAM NÃO HAVIA PADRES POR SER REDUTO LUTERANO. A COLÔNIA FOI DIVIDIDA ENTRE EVANGÉLICOS E CATÓLICOS NA IMIGRAÇÃO ALEMÃ. CONHECI VELHOS LUTERANOS QUE AFIRMAVAM TER CONHECIDO IRMÃOS DE MATEUS NA IGREJA LUTERANA JUNTAMENTE COM ELES.

PADRE  ANTÔNIO  DIOGO FEIJÓ  TINHA ESPOSA E QUATRO FILHOS, SEGUNDO O QUE REGISTRA O LIVRO BARÃO DE MAUÁ. TALVEZ POR SER ALTA AUTORIDADE NA ÉPOCA A IGREJA FEZ VISTAS GROSSAS AO FATO. O PAPA ATUAL QUANDO ENTREVISTADO AFIRMOU QUE O PADRE NÃO CASAR NÃO É DOGMA MAS UMA ORIENTAÇÃO.

TAMBÉM EM TÔRRES HOUVE UM PADRE QUE SE CHAMAVA GIUSEPE LAMÔNACO ORIUNDO DA CALÁBRIA NA ITÁLIA QUE TINHA ESPOSA E QUATRO FILHOS. ESTE FOI ORDENADO SACERDOTE EM  20| 12 | 1878. VEIO AO BRASIL E ASSUMIU A PARÓQUIA DE TÔRRES, RS. ONDE VIVEU ATÉ O FIM DA VIDA. ESTÁ SEPULTADO NO CEMITÉRIO DAQUELA CIDADE.

LAMÔNACO BATIZOU PESSOAS NO MORRO AZUL. JOSÉ OTÁVIO RECK NASCIDO EM 02 DE JULHO DE 1896 ,  FOI BATIZADO EM CASA QUANDO ELE VISITAVA AQUELA LOCALIDADE. ESTE PADRE FOI MEMBRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TÔRRES E TAMBÉM PRESIDENTE. FALECEU EM 28 DE 12 DE 1911. PELO FATO DE TER ESTE PERSONAGEM PARTICIPADO EM TERRITÓRIO HOJE PERTENCENTE A TRÊS CACHOEIRAS É QUE REGISTRO O FATO. ( INFORMAÇÃO EXTRAÍDA DAS ANOTAÇÕES DO SR. HORLANDO JOSÉ RECK ).

quarta-feira, 1 de julho de 2015

JACOBA AO BRASIL

VEIO AO BRASIL EM 1876, VIÚVA DE FELIZ BOFF ACOMPANHADA DE CINCO FILHOS, ORIGINÁRIA DO VALE DE SERRA DEL GRAPA 1865. O FILHO OSVALDO 1857 FALECIDO NUMA CAÇADA DE TATETES COM SUA PRÓPRIA ARMA. VITOR 1859, ÂNGELA 1862, PEDRO 1865 E ANDRÉ 1868. JACOBA ERA FILHA DO PATRIARCA VITÓRIO. EM 1882, 12 DE MARÇO FALECEU ÂNGELA PROVENIENTE DO SEGUNDO PARTO. 

NAS MINHAS VIAGENS A FLORES DA CUNHA, CAXIAS ONDE FUI SERVIR O EXÉRCITO ENCONTRAVA PESSOAS QUE DIZIAM SER DE ORIGEM DE UMA VIÚVA ITALIANA, DIZENDO TAMBÉM QUE PERTENCIAM AOS RECK DO BURGO, HOJE PARÓQUIA DA SAGRADA FAMÍLIA, ENTRADA DA CIDADE. COMO NÃO DISPUNHA DE DADOS COMO TENHO HOJE SÓ ESCUTAVA.

O QUE ME FAZ  AUMENTAR O COMENTÁRIO E O FATO DE OSVALDO BOFF DO PONTAL TER ESTE NOME. SUA AVÓ AO NASCER PEDIU QUE PUSESSE O NOME DE OSVALDO EM MEMÓRIA DAQUELE QUE LAMENTAVELMENTE FALECEU EM ACIDENTE. RAZÃO QUE ME FAZ CRER QUE ANDRÉ BOFF CITADO ACIMA SEJA O FILHO DE JACOBA. ASSIM SENDO, AS HISTÓRIAS DOS ITALIANOS QUE TENHO SÃO MAIS DE ARQUIVOS DOS RECK CHECONE. ASSIM SENDO, CREIO TER TRADUZIDO O IDIOMA ITALIANO PARA O PORTUGUÊS . ASSINADO  HORLANDO JOSÉ RECK. OBS. ESTA ESCRITA FOI NO INÍCIO DAS LEITURAS DA IMIGRAÇÃO. O AVÔ DOS BOFF DO MORRO AZUL NÃO ESTÁ NESTA REPORTAGEM.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

MAIS UM COMENTÁRIO DE TRÊS CACHOEIRAS

CONTAVA QUINCA ONOFRE ( JOAQUIM ONOFRE DE OLIVEIRA) QUE QUANDO ABRIRAM A ESTRADA DO RIO CARDOSO ATÉ NA CAPELA CATÓLICA QUE FICAVA ONDE HOJE PASSA A BR 101 NA DEFRONTURA DA RESIDÊNCIA DE DÁRIO STORK, FOI POSTO UMA BANDEIRA NO MORRO DO RIO CARDOSO ( ANTONIO MARCIANO ) E OUTRA NO MORRO DO DEDÉ MARINHEIRO( MANOEL BENTO DA SILVA ) AS DUAS POSIÇÕES FORMAVAM UMA RETA, POREM ENCONTRARAM UM BANHADO MUITO PROFUNDO...ENTRE O MANDUCA E O ÉSIO MAGGI DERAM UMA GUINADA EM DIREÇÃO AO MORRO...ONDE SITUA-SE AS CACHOEIRAS... HISTÓRIA NARRADA POR QUINCA ONOFRE ...

ORIGEM DA BANDA CARLOS GOMES DO MORRO AZUL

     ESCRITOS NAS ÁGUAS EM PIRATUBA. OS AMIGOS FORAM AO BANHO, LEMBREI-ME DE ESCREVER ENTRE MUITAS OUTRAS COISAS E DEIXAR ESCRITO EM 28 - 09 - 2005.  LÁ PELOS 40 A 42 SURGIU UM VACARIANO GAITEIRO CANTADOR. NUM DOMINGO DEPOIS DE UMA NOITADA DE BAILE SE REUNIRAM, TIO VITÓRIO COM FLAUTA, TIO AMBRÓSIO COM VIOLÃO, JOÃO MARINHEIRO ( BARBEIRO ) MUITO BOM DE CLARINETE, TINHA UM NO CAVACO MAS NÃO ME LEMBRO QUEM. TOCAVAM NA PRAÇA DO MORRO AZUL. ERA MUITO LINDO. NOS MESMOS ANOS EU VIAJAVA PARA FLORES DA CUNHA ONDE TINHA UMA BANDA DESFEITA, AUTORIZARAM UM CLIENTE MEU A VENDER OS INSTRUMENTOS  QUE ERAM ITALIANOS ONDE ME ENTREGOU PARA VENDER UM CLARINETE OS PRATOS E OUTROS INSTRUMENTOS, SEU LUDIGÉRIO, SUB PREFEITO DA COMUNIDADE VIU OS INSTRUMENTOS, EXPERIMENTOU O CLARINETE E PERGUNTOU O QUE EU QUERIA FAZER, NATURALMENTE RESPONDI, UMA BANDA DE MÚSICA. EXPERIMENTOU QUE NÃO SERVIRIA PARA NÓS QUE ELES ERAM EM DÓ E PARA NOVATOS TINHA QUE SER EM SOL. LEVOU OS INSTRUMENTO E QUIETOU-SE, VIREI A COBRAR DELE ATÉ QUE UM DIA REUNIU OS PROVÁVEIS ALUNOS, EIS OS NOMES: TIO AMBRÓSIO, TIO VITÓRIO, TIO ANTÔNIO,HUMBERTO E PEDRO, ELISEU, MANOEL SOFIA, BENDITO, JOANIM, JOSÉ E JOÃO BOFF E LUDIGÉRIO VIDAL RAMOS PROFESSOR FICOU ESTABELECIDO A BANDA CARLOS GOMES. NO LIVRO DE ATAS DA SUA CONSTITUIÇÃO DEVE TER RELATOS IMPORTANTES QUE EU GOSTARIA DE TER NESTE ARTIGO, UMA COISA NÃO PODE SER ESQUECIDA: AMBRÓSIO RECK UM ETERNO APAIXONADO QUE DEVIA SER O PATRONO DESTA, NÃO POR SER UM GRANDE MÚSICO E NÃO POR NÃO FAZER A VONTADE DOS COMPANHEIROS MAS SIM ELES ACEITAVAM FINAL DE AMBRÓSIO A SIM QUE AO MEU VOTO AQUÉM A SIM AGIU, NÃO FOSSE ELE A BANDA JÁ NÃO EXISTIA, PARA SER O PATRONO DESTA BANDA COM PLACA OU FOTOGRAFIA. ASSIM SENDO REMETO CÓPIA PARA A DIRETORIA JULGAR. HORLANDO JOSÉ RECK.-DOCUMENTO CEDIDO PELO AUTOR.


HORLANDO JOSÉ RECK

                  HORLANDO JOSÉ RECK, UM HOMEM PÚBLICO QUE ATUOU COMO VEREADOR, SUB-PREFEITO, FUNDOU A COOPERATIVA DOS PRODUTORES AGRÍCOLAS, DEMARCOU AS RUAS DE TRÊS CACHOEIRAS. FOI UM HOMEM DE ESPÍRITO COMUNITÁRIO, LUTANDO SEMPRE PELO QUE LHE PARECIA JUSTO E CORRETO. QUEM NÃO CONHECE HORLANDO RECK?

                  HOJE NO CTG TAURAS DA TRADIÇÃO, QUEREMOS HOMENAGEÁ-LO POR AQUILO QUE POUCOS CONHECEM DESSE GAÚCHO.

                   HORLANDO NASCIDO EM 28 DE AGOSTO DE 1924, NATURAL DE MORRO AZUL, FILHO DE JOSÉ OTÁVIO RECK E MARIA MAGGI RECK

                    PROVENIENTE DE UMA FAMÍLIA NUMEROSA DE OITO IRMÃOS. CASOU-SE COM MARIA BORGES MODEL E DESTA UNIÃO TIVERAM OITO FILHOS: LUCIA, CARMEM, MIRIAM, LIA HÉLIO RICARDO, MAIRA, HORLANDO ROBERTO E LUCIANITA.

                   ESTUDOU ATÉ 12 ANOS E, QUANDO ESTAVA EM FÉRIAS GOSTAVA DE ACOMPANHAR SEU PAI NAS TROPEADAS. SUA PRIMEIRA VIAGEM FOI AOS NOVE ANOS NA COMPANHIA DE SEU JOAQUIM, TENDO COMO LEMBRANÇA DESTA DATA A COMEMORAÇÃO DA FESTA DA UVA EM CAXIAS DO SUL, ONDE AVISTOU, FASCINADO, A PRIMEIRA RODA GIGANTE, QUE ERA A MAIOR ATRAÇÃO DA CIDADE.

                   NO FINAL DE SEUS ESTUDOS, AOS TREZE ANOS, ASSUMIU A PROFISSÃO DE TROPEIRO MASCATE, QUE NÃO ERA TAREFA FÁCIL, TINHA DE ENFRENTAR UMA DAS MAIORES DIFICULDADES, DEIXAR SEUS FAMILIARES SEM COMUNICAÇÃO AO LONGO DE  QUINZE DIAS, AVENTURANDO-SE DO GANHA PÃO E PRESTANDO DESTA MANEIRA UM DESTEMIDO E VALOROSO SERVIÇO A FAMÍLIA E A COMUNIDADE.

                     MENSALMENTE, DESLOCAVA-SE DE MORRO AZUL A SERRA GAÚCHA COM A TROPA DE 15 MULAS, PUXADOS PELA ÉGUA MADRINHA AO SOM DO CINCERRO BADALANDO, LEVANDO SUAS BRUACAS COM MANTIMENTOS, UTENSÍLIOS DE COZINHA E ROUPAS. E ASSIM SEGUIA POR TRILHAS ABERTAS A CASCOS DE MULAS, ENTRE OS CAMPOS, DELINEANDO ESTRADAS.

                      O TRAJETO ERA EXAUSTIVO E SOLITÁRIO, FORMADO POR TRILHAS ESTREITAS, ENTRE PAREDÕES E PRECIPÍCIOS, QUE EXIGIA MUITA PAIXÃO, SEGUIR A PASSO DE MULA O DIA INTEIRO, SEGURAMENTE ESTAVA SENDO TESTADO A DETERMINAÇÃO E A GARRA DO TROPEIRO GAÚCHO. EM CONTRAPONTO, O SENTIMENTO DE LIBERDADE AFLORAVA QUANDO AVISTAVA OS LINDOS CAMPOS VERDES, OS LOBOS-GUARÁS OS GRAXAINS E OS VEADOS, TORNANDO MENOS ÁRDUA A TAREFA.

                      PARA SUA ALIMENTAÇÃO CARREGAVA O FEIJÃO, ARROZ, FARINHA DE MILHO, CHARQUE, QUEIJO E PÃO. AS REFEIÇÕES ERAM FEITAS NO VERDADEIRO FOGO DE CHÃO. E O CAFÉ DE CHALEIRA PREPARADO COM O TIÇÃO, ACOMPANHADO DO ARROZ CARRETEIRO. LEVANDO CONSIGO ARMAS, QUE SERVIAM PARA SUA PROTEÇÃO E TAMBÉM UTILIZADA PARA CAÇA DE VEADO, CAPIVARAS E AVES COMO O JACU QUE SUPRIAM SUA ALIMENTAÇÃO.

                      AO FINAL DO DIA, INTERROMPIA A MARCHA ARA O POUSO. INSTALAVA-SE  PERTO DE CAPÃO DE MATOS E RIACHOS, EM BARRACAS DE CAMPANHAS, ONDE DORMIA SOBRE OS PELEGOS, E O LOMBILHO TRAVESSEIRO.

                      ESSE SERVIÇO PRESTADO POR HORLANDO REPRESENTOU MUITO PARA NOSSA ECONOMIA, COM O TRANSPORTE NO LOMBO DE MULAS INTERLIGANDO SÃO MARCOS, ANTÔNIO PRADO, FLORES DA CUNHA E CAXIAS DO SUL E A NOSSA REGIÃO, INCREMENTOU A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, ESTIMULOU A INDUSTRIA ARTESANAL AMPLIOU O COMERCIO E GEROU EMPREGOS.

                      O INTERCÂMBIO DO MERCADO SE DAVA COM A BANANA E A CACHAÇA PRODUZIDA NA REGIÃO, SENDO LEVADA PELAS MULAS EQUIPADAS COM CESTOS DE TAQUARAS, TRAZIAM QUEIJO, VINHO E FARINHA DE TRIGO PARA O CONSUMO LOCAL. A CIDADE PRINCIPAL ERA FLORES DA CUNHA.

                       AOS 21 ANOS FOI PRESTAR SERVIÇO MILITAR, E NO SEU RETORNO JÁ NÃO ERA MAIS RENTÁVEL CONTINUAR COM O TRABALHO DE TROPEIRO, POIS O AVANÇO DA INDUSTRIALIZAÇÃO PELO INTERIOR, TROUXE O CAMINHÃO COMO TRANSPORTE RÁPIDO E MENOS DESGASTANTE.
                       
                       A SUA VIVÊNCIA COMO TROPEIRO FOI INTENSA, JUNTAMENTE COM SUA MEMÓRIA INIGUALÁVEL  FEZ DELE UM GRANDE CONHECEDOR DESTES PAGOS SERRANOS. E OS VÍNCULOS CULTURAIS E AFETIVO ESTABELECIDOS NESTA ÉPOCA, MARCARAM ATÉ O DIA DE HOJE.

                        HORLANDO ESTÁ SENDO HOMENAGEADO POR SER UMA HISTÓRIA VIVA DE UM PASSADO DE OUTRORA. HISTÓRIA ESTA CONSTRUIDA POR ELE E QUE PERTENCE A TODOS NÓS.
                         BRAVOS HOMENS TROPEIROS GAÚCHOS NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE EM VIDA DE NOS LEGAR TODO ESSE SEU CONHECIMENTO, PRESTANDO 
ASSIM UM GRANDE SERVIÇO A HISTÓRIA E A CULTURA RIO GRANDENSE, DOS GAÚCHOS.

TERMO DE DOAÇÃO DE TERRAS EM 1869

          CERTIFICO QUE NO LIVRO SESSENTA E UM  ENCONTREI  DOAÇÃO QUE FAZ DONA ANA NUNES ROLIM CARDOSO A SUA AFILHADA - MARIA, FILHA DE FRANCISCO ANTÔNIO ROLIM E DE ALEXANDRINA VIEIRA ROLIM. POR SER A MENINA DE MENOR FOI DECLARADO QUE FAZIA DOAÇÃO DE CENTO E SINCOENTA BRAÇAS DE FRENTE COM TREZENTOS E CINCOENTA BRAÇAS DE FUNDOS. FAZENDO FRENTE NA LAGOA E FUNDOS NO BANHADO EXTREMANDO PELO NORTE COM O ARROIO PERMANENTE NAS MESMAS TERRAS E PELO SUL ANA MARIA DA SILVA. COMO TAMBÉM UMA CASA DE PEDRA COBERTA DE CAPIM COM UMA PORTA E DUAS JANELAS. DECLARA MAIS DONA ANA QUE ERA DESEJO DE SEU PRIMEIRO MARIDO HIPÓLITO A FAZER A DOAÇÃO A SUA NETA MARIA DA TERRA ROLIM O QUE DEIXOU DE REALIZAR ANTES DE SUA MORTE POR TER PERDIDO AS FACULDADES MENTAIS. PAGOU 200 REIS EM 9-9-1869 DE IMPOSTOS. ESTAVAM PRESENTES: MANOEL FRANCISCO MARTINS. MANOEL VALIM DE AZEVEDO, FRANCISCO ANTÔNIO ROLIM, E TABELIÃO DE PAZ REGINALDO MOREIRA DE SOUZA. ESTAS TERRAS MAIS TARDE CHAMARAM DE SITIO VELHO. LOCALIZA-SE NA PROPRIEDADE DOS RECKES ? EXTRAIDO DAS ANOTAÇÕES DE HORLANDO JOSÉ RECK. 25!02!2014.

O TESOURO DO PADRE DIOGO FEIJÓ

                       CONTAVA MATHEUS FEIJÓ QUE MORREU COM 93 ANOS. ALGUNS AFIRMAVAM QUE ELE DEVERIA TER BEM MAIS, POIS REGISTROU-SE COM  MAIS OU MENOS UNS QUARENTA... JOÃO ROLIM QUE FALECEU COM MAIS DE OITENTA COMENTAVA: EU ERA GURI E JÁ CONHECIA O MATHEUS DO MESMO JEITO...

PADRE FEIJÓ O REGENTE POSSUÍA UM TESOURO EM MOEDAS DE OURO, PRATARIAS, BACIAS , TAÇAS, OURO EM BARRAS, OURO EM PÓ, TALHARES E MAIS UTENSÍLIOS DA NOBREZA...A QUANTIA  DAVA PARA ENCHER DUAS BRUACAS DE UM CARGUEIRO...

ESTE TESOURO ESTAVA SOB OS CUIDADOS DE UM SEU IRMÃO QUE MORAVA NAS CAÍDAS DE CAMBARÁ ONDE POSSUÍAM SESMARIAS DE TERRAS...SEU IRMÃO TINHA UM FILHO O MAIS VELHO QUE ERA O SEGUNDA NA CASA EM TERMOS DE ADMINISTRAÇÃO...POIS ELES ERAM PROPRIETÁRIOS DE ESCRAVOS...E CRIADORES DE GADO. 

CERTO DIA O IRMÃO DO PADRE   FALECEU SUBITAMENTE, FICANDO A VIÚVA E SEU FILHO MAIS VELHO A FRENTE DAS FAZENDAS...ENTÃO, SEM SABER O MOTIVO O MOÇO MANDA UM ESCRAVO CHAMADO DE  " MANÉ VELHO " ( QUE FALECEU COM 120 ANOS. E QUE CONTAVA A HISTÓRIA QUE ESTOU NARRANDO...)  ENCILHAR  SEU ANIMAL E COLOCAR AS BRUACAS NO ANIMAL DE CARGA, DEPOIS MONTARAM E SE DIRIGIRAM PARA O JOSAFÁ. CHEGANDO LÁ A CERTA ALTURA O JOVEM DESMONTOU E ENCARREGOU O ESCRAVO DE SEGURAR SEU ANIMAL ATÉ QUE ELE VOLTASSE.

TIROU UM LAÇO DOS TENTOS, PASSOU A MÃO NO CABRESTO E SEGUIU PICADA A DENTRO... DEPOIS DE UM BOM TEMPO VOLTOU COM O ANIMAL DE CARGA SEM AS BRUACAS. COMENTAVA O MANÉ VELHO QUE O MOTIVO DO JOVEM LEVAR O LAÇO FOI PARA DESCER AS BRUACAS EM ALGUMA LAPA DE PERAU...

O TESOURO ESTÁ EM ALGUM LUGAR AÍ NO JOSAFÁ...MATHEUS FEIJÓ SEMPRE SE DECLAROU DESCENDENTE DA FAMÍLIA DA QUAL PERTENCIA O PADRE DIOGO FEIJÓ...QUE SEGUNDO ELES ERAM DONOS DA MAIORIA DAS TERRAS CAMBARAENSES..

REDUZINO HIPÓLITO. PESQUISADOR DE TESOUROS ANDOU POR LÁ VENDO SE ACHAVA. CONTAVA QUE LEVOU UM COMPANHEIRO E QUANDO CHEGARAM PERTO SEU AMIGO FOI ACOMETIDO DE UM MAL SÚBITO QUE IMPEDIU DE CONTINUAR A PESQUISA... DEVE ESTAR EM ALGUM LUGAR ESPERANDO QUEM O ENCONTRE!!!

domingo, 28 de junho de 2015

ALFERES HIPÓLITO ANTÔNIO ROLIM

                        HIPÓLITO ANTÔNIO ROLIM, NATURAL DE DE SÃO LUIZ DE MOSTARDA, VEIO COM SEUS PAIS LUIZ ANTÔNIO ROLIM E FLORIANA GOMES ESCOBAR E DEMAIS ROLIM, AMBOS DE LÁ COMO PARTE DAS FAMÍLIAS DE TORRES. LIGOU-SE AOS CARDOSOS, PROCEDENTES DE SANTA CATARINA. SUA MULHER ANA NUNES ROLIM CARDOSO...PROCLAMADA A INDEPENDÊNCIA FOI CRIADA UMA MILÍCIA SERTANEJA. HIPÓLITO FOI NOMEADO A 2º ALFERES DESTA MILÍCIA EM 13- 09-1822. HIPÓLITO FOI O PRIMEIRO JUIZ DE PAZ DE TÔRRES EM 1829; SEU PRESTÍGIO CONTINUOU ALTO NOS ANOS SEGUINTES, POIS FOI ELEITO MAIS VEZES. EM 21-02 1843, DEVIA IR A SANTO ANTÔNIO, ASSINAR NOVAMENTE O COMPROMISSO DE JUIZ, MAS COMUNICOU A IMPOSSIBILIDADE FATO DE HIPÓLITO ASSUMIR.MAIS TARDE NUMA DOAÇÃO QUE DONA ANA NUNES ROLIM FAZIA A SUA NETA, FILHA DE FRANCISCO, FAZ MENÇÃO DO FATO DE ELE TER FALECIDO SEM O DIREITO DE USO DE SUAS FACULDADES MENTAIS.
POR HOJE É SÓ. TEM MAIS. HORLANDO JOSÉ RECK EM 23-2-2014. OBS. NÃO ENCONTREI CERTIDÃO COM DATA DE SEU FALECIMENTO.

INÍCIO DO POVOADO MORRO AZUL, DESCENDENTES E MANIFESTAÇÃO RELIGIOSA

COMEÇOU PELO ANO DE 1894, COM TRÊS ORIGENS EUROPÉIA: ITALIANOS , PORTUGUESES E ALEMÃES. A IGREJA ERA UMA SÓ. ABRANGIA TODO VALE: LAGEADINHO, RIO DO TERRA, MORRINHOS, ATÉ PICHIRICA, MUITOS DO GUERREIRO ( COSTA DA LAGOA ) VINHAM ATÉ MORRO AZUL. FESTAS: SÃO LUIZ GONZAGA, PRIMEIRO DE JANEIRO, SANTO ANTÔNIO, 13 DE JULHO; AS QUE TINHAM MAIS PARTICIPAÇÃO ERAM A SEMANA SANTA...DESDE SEGUNDA - FEIRA VINHAM FAMÍLIAS INTEIRAS A CUMPRIR OS RÍTOS, COMO: JEJUAR , REZAR EM PROCISSÃO A LADAINHA DE TODOS OS SANTOS AO REDOR DA IGREJA. AS SEXTAS-FEIRAS A PROCISSÃO ERA LONGA...ATÉ O JOSÉ MARTINS OU FAZENDO A VOLTA A FRENTE DA CASA DO JOAQUIM MAGGI. TENTARAM FAZER UMA ATÉ O CASSIANO, DESCENDO O POTREIRO ATÉ A PORTA DOS RECK, PASSANDO AO LADO DA CASA DO JOSÉ VITÓRIO. O PROBLEMA FOI A PONTE QUE FICAVA TORTA PARA BAIXO...

MAS O QUE ME GUARDOU NA MEMÓRIA FOI OS ALEMÃES REZAREM A LADAINHA DE TODOS OS SANTOS...TINHA O VELHO DA FAMÍLIA QUE SABIA LER...ALOYS KREUTSBURGO...QUE ELE DIZIA NÃO LEMBRO...

OS ACOMPANHANTES RESPONDIAM: " PIS FARUNS, LOGO OUTRA RESPONDIA " PIS FARUNS...LADAINHA EM ALEMÃO. VINHAM OS PORTUGUESES, FERNANDES, OLIVEIRA, CAPELANI, ROLDÃO, LINHARES, CARDOSOS, TAMBÉM CANTAVAM A LADAINHA EM PORTUGUES...A RESPOSTA ERA : ROGAI POR NÓS. oS PORTUGUESES GOSTAVAM DE CANTAR. MUITO LINDO! 

MAS NÃO FICAVAM PARA TRÁS OS ITALIANOS: JUSTINA, PEDRO RECK, VICTÓRIO, AMABILE, E JOSEFINA ( PINA ), BRAMBILA, JOÃO FORTUNATO, NONO FORTUNATO, MINHA MÃE, MARIA MAGGI, CANTAVAM A LADAINHA BEM ALTO. EM ITALIANO A RESPOSTA ERA: " MISERERE NOBIS. NESTE INSTANTE ME EMOCIONEI E COMECEI A CHORAR.  GRAZIE A DIO. ASSINA : ORLANDO JOSÉ RECK.  JUNHO DE 2015.

MORRO AZUL

OS PRIMEIROS HABITANTES DO MORRO AZUL ( ANTERIORMENTE JÚLIO DE CASTILHOS ) FORAM: VITÓRIO RECK, FORTUNATO BOFF. OS DOIS FIZERAM UM RANCHO NA FRENTE DA ATUAL IGREJA. NAQUELE TEMPO ERA UMA ILHA O BRAÇO DO RIO QUE CIRCUNDAVA O CAPÃO DE MATO ERAM IGUAIS.

RECONHECERAM O CHÃO ( TERRENO ), FIZERAM ROÇAS E VOLTARAM. VITÓRIO E FORTUNATO FAZIAM TAIPAS DE PEDRAS ( CERCAS ANTIGAS ); AINDA PODE SER VISTAS EM LAGEADO GRANDE, CASINHAS, RIBEIRÃO E CONTENDAS. PODEM TEREM VINDOS ATÉ AI.

NAQUELE TEMPO A ESTRADA DO TRÊS FORQUILHAS JÁ DAVAM PASSAGEM.NAQUELE TEMPO PASSOU POR ELA O GENERAL DAVI CANABARRO ( 1835 ) COM 1600 HOMENS, A MANDO DE BENTO GONÇALVES. COMBATES DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA 1835. jÁ TINHAM DESCOBRIDO O LUGAR QUE ADQUIRIU O NOME DE " DESCOBERTA", ENTRE A PROPRIEDADE DE : ISRAEL E VICENTE. OS NUNES JÁ OCUPAVAM O SILVEIRÃO.
POR TANTO DE ESCOTEIRO DEVEM TER DECIDO A SERRA DO MORRO AZUL, QUE NAQUELE TEMPO SUBIA NA PORTEIRA DOS BORGES A DIREITA DE QUEM DESCE . SUBINDO NO ALTO DO MORRO SE DESCIA PRIMEIRAMENTE DE TROPAS, DESCENDO PELA ANTIGA PROPRIEDADE DE LUIZ RECK E DEPOIS LUIZ TREVISANI.

AGORA VOLTO A FALAR DOS PRIMEIROS MORADORES: EM CONTINUAÇÃO VIERAM OS MAGGI, ALEXANDRE, AMBRÓSIO , E JOSÉ. SEUS PAIS: OTÁVIO, SENHORA COLOMBO, ANDRÉ MAGGI E DOMINGA DONASSOLO COM SEUS PAIS FRANCISCO DONASSOLO E MULHER. TAMBÉM TEM JOSÉ BRAMBILLA CASADO COM ELIZIA MARLIM.

COM A COLONIZAÇÃO VIERAM OS ALEMÃES ( VINDO DA COLONIA ) PARA O LADO DO "TATU". JOSÉ LUMERTZ, JOÃO MODEL, GENROS DE MATIAS JUSTO, ALEMÃES ABASTADOS, MAIS AO CANTO: JOÃO, JOSÉ E PEDRO HANZENREDER. IRMÃO DO VELHO DENTISTA: PEDRO. QUE FEZ BONS ATENDIMENTOS. MAIS TARDE VIERAM FILHOS E GENROS. ADÃO FEIJÓ DO NASCIMENTO ( SIQUEIRA ) JOÃO DE BARROS, E JOSÉ PEDRO E JOSÉ PEDRO PITUNGA. JOÃO MENGUE, JOSÉ MATIAS MEMGUE E SEU IRMÃO PEDRO. NOS FUNDOS, BENEDITO HANZENREDER E SILVINO BORGES. DA PRAÇA PARA SIMA: ALEXANDRE MAGGI E AMBRÓSIO MAGGI, AOS FUNDOS ANDRÉ BOFF, NO RIO TATU: MANOEL CAPELANI DOS SANTOS, PAI DE ARISTIDE CAPELANI E COLRIOLANO E JOÃO. MAIS AO FUNDO JOÃO PAULO. VELHO CONHECIDO . MAI FATER MAN ( MEU PAI HOMEM) A BEIRA DA ESTRADA ACIMA TAPERA DE JOSÉ MARTINS LINHARES, SEU CAPATAZ: JOAQUIM. E SEU IRMÃO SOLTEIRO. MAIS TARDE VEIO A ESTE LUGAR: JACINTO TREVISANI CASADO COM VALENTINA.

OBS. ( EXTRAÍDO DAS ANOTAÇÕES DE : ORLANDO JSÉ RECK. JUNHO DE 2015.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

AULAS RECEBIDA DOS PROFESSORES

Em minha juventude tive o privilégio de ter aulas ministradas pelas seguintes pessoas:

Joaquim Lucena e Cecília Lucena - Sociólogos
 Gilberto Heinek - Economista
Guilherme Hulman - Pres. da FGT.
Luiz Giacobo. Sociólogo
Bampi  UFRGS.
Frei Tranquilo - Filósofo ex - presidente da UFSM - RS.
Boff - Teólogo.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

PONTAL OU ATRÁS DO MORRO

A cinquenta anos atrás raramente se referia a localidade do pontal...Só quando se falava no sr. João Maggi. Comumente quem morava naquela região eram identificados por - atrás do morro-. Hoje em conversa com um morador antigo do Atrás do Morro, fez lembrar que havia cinco tafonas de farinha de mandioca.

Filisório Reginaldo, Manoel Ricardo, Josué Maggi, Otavio Maggi, Antônio Silvanera. A terra era própria para a cultura da mandioca...É bom lembrar que os engenhos eram tocados a bois...

sábado, 20 de junho de 2015

ESCOLA DE CORTE E COSTURA

        A primeira escola de corte e costura de Três Cachoeiras localizava-se ao lado do Dino Som, no início da Rs. Conhecida por estrada do Lageadinho. Ali por espaço de alguns anos funcionou com marcante presença de alunas uma escola que formou muitas costureiras...

A proprietária Martinha Schaeffer Alves e sua equipe ministravam as aulas. Algumas palestras eram dadas de quando em vez ao público em geral. E alguns arrasta-pés também saiam com fins filantrópicos. A escola funcionou lá pelos anos de 1965. 

O mesmo prédio serviu depois do encerramento da escola de alojamento dos funcionários da CEEE e posteriormente foi alugada pelo Apara barro Dema. Ali o Dema iniciou sua empresa.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

segunda-feira, 15 de junho de 2015

FAMÍLIAS QUE CONHECI

     Atras do morro ( Pontal ).  João Maggi, Carola Schardosim, Nene Carola, Chico Carola, Antônio Matos, Julião, Quinca Rodrigues, Leopoldinho, Ervaristo schitz, Manoel Leopoldo, José Sofia, Manoel Sofia, Vitório Sofia, Assunção e seus filhos, Artur Maggi, Vital boff, Francisca Bocker, Manoel Vargas, Artivo Scheffer, Manoel Hendler, Tarcira, Ireno, Auta, Francisco Rolim, Atalibio Rolim, Eduardo, Rolim, Orlando Rodrigues, Josué Maggi e filhos, Antônio Silvanera, Manoel Mesquita, Manoel Reginaldo, Felisório, Ireno, Manoel Jausino, José Rodrigues, Inácio dos Reis, Reduzino Hipólito, Antônio Nazzario, Otávio Henrique, Manoel Estanislau, Alexandrina Rolim, Salvador Bernardes, João Patrício, Mané patrício ,Francisco Rolim, Antônio Rolim, Jerumita, Custódia, Antônio Bernardes, Antônio Osório, Augusto Clarinda, Doca, Jaime, Leonel,Praxedes,  Manoel Pedro, Pedro Maneca, Geni Dias, Francisco  Rolim, ( Chico Nenê ) , Joca Rolim, José Feijão, Luquinha, João Albino, Manoel Cardoso Dias, Pedro Cardoso dias, Valdir Cardoso Dias, Arino Cardoso, Arlei Cardoso, Delaunei Cardoso, Vanderlei Cardoso, Quito, Dr. Paim, Acácio, Manoel Mesquita filho, Pedro Leffa, Antônio Lumertz, Juquinha, Manoel Gaudêncio, Manoel Bernardes, Manoel Bento da Silva, Antônio Claudino, José L. Maggi, Antoninho de Matos, Pedro de Matos, Antônio Mariquinha, José Homem, Manoel França, José França, Ernani Noikirchen, Paulo Kráz, Pedro do Canto, Manoel Lúcio, João Sebastião Schwanck, Francisco Hainzenreder, Bertoldo Jacinto, João Maciel Inácio, Loi Leandro, Manoel Bernardes, Cipriano, Velho Tasso, Velho Martinho, Dejanira Rolim, Joaquim Rosa de Matos, Dominguinho da Maria Viúva, Alzemiro Hahan Borges, Orlando Rech, João Rech, Francisco Justo, Zepo Justo, Giloca, João Amandio, João Luiz, Antônio Clarismundo, Joaquim Onofre, Costantino Scheffer, Nascimento Pedro Ricardo, Osvaldino Pescador, Zacarias, Costódia Tomaz, Carlos Silveira, Manoel Laurindo, Manoel Lagarto, José Abelo, Gessi,
Joaquim Imilha, Manduca de Matos, Celeza,  Luiz Maggi, Damasio Schaeffer, Neco Schaeffer, Roberto Schaeffer, Norberto Schaeffer, José Candido de Mattos, Daca, Mateus Feijó do Nascimento, Orosino..., José Alexandre Borges, Pedro Afonso, Nene Rolim, Faustino Knevitz, Belmira...Demerino da luz, Pedro Laurentino,  Manoel Domingos, Cincinato Borges, Santo Ronconi, Domingos da Paz, Protasio Rolim, nelo Rolim, Pedro S. Rolim, Fernando S. Rolim, Arlindo Torradinho, Osvaldo Borracheiro, Omero Rolim, João Marques Rolim Filho, Pedro Gildo Zéia Gildo, Anacleto Justo, Bento Catarina, Erni Raupp,Valdir Raupp, Pedro Jorge, Dário Jorge, Antônio Jorge, Zéquinha Mesquita, João Nazzario, Pedro Andrades , Manoel Vergilio, Manoel Tropeiro, Plínio Tropeiro, Adão Tropeiro, Juca Leffa, Martinho... Beto da Maria ( knewitz)? Pedro Reginaldo, Inácio felipe, Alexandre Borges, Benedito Schaeffer, Dedeca, Chiquinho Justo, José justo, Aristides Schuastes, Pedro Inocêncio, Pedro Máximo, Pedro Schwuanck, Alípio S Rolim, Zequinha Felipe, José Felipe Schaeffer, Luiz Alves, Evelina Schaeffer, Onofre Rodrigues. José Ieger, Manoel Ieger, Antônio Menge, Alfredo Mengue, José Matais, Cincinato Mengue, Basílio Daitx, Antônio Daitx, Antônio Redusino, José Marinheiro, Lucia Maier, Antônio Godinho,  ,Avelino Gertudres , Família Flores, Aniceto... Pedro Góis. Obs. Esta lista está Incompleta, faltando os sobrenomes de muitos e alguns que foram esquecidos...Outros Coloquei o apelido somente. Damasinho, Juvinhano ( Filho ou neto do Lejendário Baiano Candinho ) .


terça-feira, 9 de junho de 2015


                                           Netos e  bisneto do fundador de Três Cachoeiras.
                              PEDRO SCHAEFFER ROLIM - SUA IRMÃ E SOBRINHA.
                                          Passagem de seu aniversário de nº  90.




segunda-feira, 8 de junho de 2015

Da direita para esquerda: Adail Oliveira Nascimento - sindicalista e Pastor. Onofre Oliveira-ferreiro, promotor de folklore, Aldo Nascimento, proprietário da Cuntal. Rui S. da Silva, engenheiro. Lenadir J Feijó. Advogado. Jorge M. Dias. de Gravatai. E o pequeno Zequinha filho de Onofre.

domingo, 7 de junho de 2015

 
     500 metros abaixo da ponte atual. Rio Cardoso!!! José Leandro e Manoel Leandro balseiros!!!!!

RUA JOSÉ LUIZ MAGGI

                                 
 Ao fundo morro do sítio velho!!!                          
                                                  ABRINDO A RUA
 


                                         
                                         
                                           BALSA  NO RIO CARDOSO ANTES DE 1948
                                         
                                               COMO FOI FEITA A BR 101   -   1948.                                                           Muitos cachoeirenses trabalharam com carros de bois e tombadeiras como esta da fotografia

sábado, 6 de junho de 2015

PÉ NA SEPULTURA

ANTERIOR A DÉCADA DE 50 UMA MOÇA AO CASAR E ENGRAVIDAR SE DIZIA QUE ESTAVA COM O PÉ NA SEPULTURA, ISTO PORQUE SE NÃO GANHASSE PARTO NORMAL JÁ ERA. AS PARTEIRAS FAZIAM O QUE PODIAM MAS NEM SEMPRE TINHAM SUCESSO. CRIANÇAS SENTADAS NO VENTRE, HEMORRAGIAS, SEM DILATAÇÃO SUFICIENTE...TUDO QUE ESTIVESSE AO ALCANCE ERA FEITO...SIMPATIAS TAIS COMO,SOCAR A CAMISA DO MARIDO NO PILÃO, SE NÃO BASTASSE SOCAVAM O CHAPÉU TAMBÉM. NUMA RODA DE CONVERSAS DE MULHERES SEMPRE SE FALAVA NAQUELAS QUE HAVIAM MORRIDO DE FAMÍLIA. VIÚVOS COMENTAVAM QUE A FALECIDA MORREU DE FAMÍLIA.MUITAS MORRIAM DEPOIS DO PARTO DE INFECÇÃO. NÃO HAVIA CURETAGEM A NÃO SER NOS GRANDES CENTROS... PARIR ERA COISA DE VIDA OU MORTE. UM RESGUARDO DE 40 DIAS ERA FEITO, DEVIDO O MEDO DE APARECER FEBRE. MORRE SEGUNDO DADOS DESTA PRESENTE DATA, QUATRO MULHERES POR DIA NO BRASIL PROVENIENTE DE GRAVIDEZ E CENTO E SINQUENTA CRIANÇAS ANUALMENTE.

MORTALIDADE INFANTIL

Na década de 50 quando em Três Cachoeiras havia poucas pessoas...Mesmo assim era raro o dia que não se via um enterro de crianças. Naquele tempo os sinos repicavam miudinho. Alguém com dois martelos faziam um repique diferente, então já se sabia que uma criança tinha morrido. De repente o sino começava a repicar novamente e apontava na estrada um grupo de meninos e meninas conduzindo o cachãozinho que via de regra era sempre branco. Também uma porção de taquarinhas com bandeirinhas de papel colorido se faziam presente na mão das crianças. Uma vez sepultado as bandeirinhas eram fincadas em sima da sepultura. Pessoas de melhor posses, faziam um cercado de madeira ou de ferro, trabalho de serralheiro para demarcar o local. Em lugares mais interiorizado uma pilha de pedra também servia de demarcação. Algumas marcas feita com tijolos e uma cruz com o nome do falecido também se presenciava. As razões de tanto falecimento de crianças era o tétano. As parteiras cortavam o umbigo dos nenês com uma tesoura velha que não era desinfetada.Muitas vezes usadas para cortar unhas, asas de galinhas e trapos. A desidratação também era fatal. Moscas paravam em sima dos alimentos aos bandos. E ainda mais agravante é que quase ninguém tinha patentes...O local era umas malhas de mamonas e bananeiras atras de casa. A falta de higiene era horrível. As crianças ficavam grandinhos, meninos e meninas pelados brincando na terra do terreiro, onde cães e gatos, porcos e as vezes cavalos defecavam. A verminose matou muitíssimas crianças nesse brasil.Tinha crianças que davam ataques de bixas, punham lombrigas pela boca, nariz e até pelo ouvido. A falta de orientação médica e de remédios, agravava a situação. Benzeduras, simpatias, rezas para afugentar as bruxas eram comuns. Viver era quase uma seleção natural. Mulheres morriam em abundância de " família " como se dizia na época, devido a infecção pós parto.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

PORTO DO IATE

O PORTO DO IATE, NÃO SE SABE A RAZÃO DESTE NOME, FOI DE GRANDE VALIA PARA TRÊS CACHOEIRAS, ALÍ CHEGAVA OS SUPRIMENTOS, QUEROSENE DA MARCA JACARÉ EM LATAS, E OUTROS VÍVERES. AS PESSOAS QUE VINHAM A TRÊS CACHOEIRAS, ALI DESEMBARCAVAM...O BISPO DOM JOSÉ BAREA EM VISITA FOI UMA QUE A HISTÓRIA REGISTRA. E CERTAMENTE MUITAS OUTRAS QUE SE PERDERAM NO TEMPO. NA VERDADE ANTES DESTE PORTO AS MERCADORIAS CHEGAVAM AQUI ATRAVÉS DE CARGUEIROS ( ANIMAIS ) DAMÁSIO SCHAEFFER FAZIA SORTIMENTO PARA SEU ARMAZÉM ( O PRIMEIRO DE TR^S CACHOEIRAS ) EM TAQUARAS. LEVAVA 30 DIAS PARA IR E VOLTAR...O TRAJETO ERA PELA BOA UNIÃO, SERRA DO PESSEGUEIRO, OU DOS CABELEIRAS, SAÍA EM SÃO FRANCISCO DE PAULA, PASSAVA POR BARRA DO OURO, RIOZINHO,ROLANTE E TAQUARA.ATRAVESSANDO RIOS E PANTANAIS...VINHAM DE LÁ, FERRAMENTAS, FAZENDAS,PÓLVORA, FUMO EM ROLO, ARAMES E REMÉDIOS E OUTROS MANTIMENTOS...POSTERIORMENTE TUDO PASSOU A SER PELO PORTO DO IATE, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÕES...AINDA LEMBRO DE MUITAS EMBARCAÇÕES SINGRANDO A LAGOA ITAPEVA E ATRACANDO NO IATE, MAS NESSE TEMPO A ESTRADA OSÓRIO TÔRRES JÁ ESTAVA EM FUNCIONAMENTO, TÃO LOGO AS PONTES FICARAM PRONTAS OS BARCOS FORAM DESAPARECENDO...

NOME DOS MORROS

OS MORROS QUE MARGEIAM A LAGOA ITAPEVA TEM NOME...JACÓ LIPERT LÁ PRÓXIMO DA FÁBRICA DE MÓVEIS LEFFA, SANTO ANJO DA GUARDA, DEPOIS O MORRO DOS MÁGNUS DO OUTRO LADO DO RIO CARDOSO, DO LADO DE CÁ O MORRO DA PATRÍCIA E O ÚLTIMO O MORRO DO SÍTIO VELHO. O MORRO DO PEREIRA TAMBÉM CONHECIDO POR OLIVEIRINHA. ENTRE O MORRO DA PATRÍCIA E O SÍTIO VELHO FICA O PORTO DO IATE. PORQUE TEM ESTE NOME NÃO SE SABE. ESTE PORTO RECEBIA OS MANTIMENTOS PARA A COMUNIDADE E DAVA VASÃO A PRODUÇÃO LOCAL.

ACAMPAMENTO DO DAER

O DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ESTRADAS E RODAGEM ( DAER ) FOI ESTABELECIDO AQUI TÃO LOGO A ESTRADA OSÓRIO TORRES FOI ABERTA ( 1948 ) . O ACAMPAMENTO COMPOSTO DE MÁQUINAS E CAMINHÕES CAÇAMBAS...NO TEMPO DOS FORD 46 E ALGUMAS QUE CHAMAVAM DE VACAS MAGRAS...ALGUMAS VIATURAS MENORES...UNS FORD 51 E ALGUMAS BARATAS...CHEVROLET. NO ACAMPAMENTO HAVIA ESCRITÓRIO, ALMOXARIFADO, OFICINAS, LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO, BOMBAS DE COMBUSTÍVEIS, DORMITÓRIOS E UMA BOA COZINHA. A RESIDÊNCIA FICAVA NAS TERRAS DE MANOEL SCHAEFFER,ONDE HOJE É PROPRIEDADE DOS HERDEIROS DO DR. PAIM RUBENS CRUZ, AO LADO DO SALÃO SOCIAL DA IGREJA CATÓLICA. AS CASA DOS MOTORISTAS E FUNCIONÁRIOS EM GERAL COMEÇAVAM ONDE HOJE É A LACHERIA DO TIBICA. ALI MORAVA O QUINCA REUS. ONDE HOJE É A DELEGACIA ERA A CASA DO CAPATAS OSVALDO GROOS. ONDE ANTES TINHA MORADO ALI O DR.. PLAUTO ENGENHEIRO . AO LADO DA CASA DO JOANIM MORAVA O GUARDA, UM ITALIANO GORDO QUE SUBIA O MORRO PARA COLHER ALMERÕES NOS BANANAIS E COMER COM POLENTA.NA FRENTE DO TERRENO DO SR. ALDO MAGGI HAVIA MAIS CASAS QUE NÃO LEMBRO O NOME DOS FUNCIONÁRIOS QUE ALI MORAVAM. A ÚLTIMA ERA NA FRENTE DA CASA DO RENATO DAS MÁQUINAS DE LAVAR, ESTE CHAMAVA-SE FLORIANO E SUA MULHER DELÍCIA. ONDE MORA A VIÚVA DO ÉLIO MAGGI, ALI UM TAL DE TEODOMIRO... ESTE TINHA UMA FILHA NOIVA DE RUBENS MAGGI, QUE MORREU NUM ACIDENTE QUANDO RUBENS CAPOTOU SUA VIATURA. ONDE FICAVA O BANRISUL ANTES DE MUDAR PARA A SEDE NOVA, MORAVA O DOMINHAQUE E O DIUNÍSIO. O VELHO BULA ( JOSÉ SCHUTIZ ) MORAVA PRÓXIMO DA PADARIA DO HERNANI NOIKIRCHEN ( NANDI ). JOSÉ BATATA, E VALDIR...MORAVAM PRÓXIMO DO ACAMPAMENTO. ERA MUITO BONITO PARA NÓS QUANDO MENINOS, VER O TRATOR TRABALHANDO ALI NA SAIBREIRA...FICÁVAMOS HORAS OBSERVANDO AS PEDRAS E SAÍBROS DESCER DO MORRO. QUANDO AS MÁQUINAS FICAVAM SOZINHAS, SENTÁVAMOS E FAZÍAMOS DE CONTA QUE ´ESTÁVAMOS TRABALHANDO COM O TRATOR...POSTERIORMENTE COM A TRANSFERÊNCIA PARA O ÂMBITO FEDERAL DA ESTRADA O DAER MUDOU-SE PARA MORRINHOS DO SUL.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

REMÉDIOS POPULARES

QUANDO COMEÇARAM A APARECER OS PRIMEIROS REMÉDIOS, VENDIDOS NOS ARMAZÉNS, POIS NÃO HAVIA FARMÁCIAS NO LOCAL...OS HOMEOPÁTICOS ERAM: BELADONA, SINA, IPECACONHA, NOSVÓMICA, PAREGÓRICO,GRATIA PROBATA,(GRAXA PRO VATA). VEGANIM, FIEBERLIN, SAÚDE DAS MULHERES,ELIXIR 1914,ELIXIR DE CAPEBA,CAPIVAROL, SADOL, BIOTÔNICO, INSTANTINA,EMULSÃO ESCOT, OLHO DE PEIXE BOI,POMADA IODOFLEXON,LAVA-OLHO, BAICURU, ELIXIR DE CAJÚ E CHAPÉU DE COURO,ELIXIR DE CACAU,ÓLEO TIRO SEGURO,VERME DOCE, VERMÍFUGO SERRANO,PANVERMINA,EMPLASTRO-POROSO,ELIXIR DE INHAME,CREOLINA, INSENSOLINA,ESSÊNCIA EKA,BALSAMO ALEMÃO,PILULAS ROSSE, PILULAS DA VIDA,POMADA MINÂNCORA,LEITE DE MAGNÉSIA,SENA,BICARBONATO DE SÓDIO, SAL AMARGO,XAROPE DE LIMÃO BRAVO,MEL E AGRIÃO,FIMATOSAN. ESTES ERAM OS POPULARES, MAIS CONHECIDOS.  MATRICÁRIA PARA A DENTIÇÃO DAS CRIANÇAS E  MANÁ PARA DEPURAÇÃO DO SANGUE. EMULSÃO ESCOT, ELIXIR 1914, ANTISARDINA ERA UMA POMADA PARA REMOVER ESPINHAS E CRAVOS...

CULINÁRIA LOCAL

AQUI FOI JUNTADA COM O TEMPO A CULINÁRIA ALEMÃ COM A AÇORIANA OU PORTUGUESA. AS SOPAS E MASSAS COM CALDO GROSSO, TEMPERADAS COM CEBOLINHA E SALSA, PENSO QUE SEJA ALEMÃ. MAS FEIJÃO MEXIDO COM FARINHA DE MANDIOCA, ACOMPANHADO DE ARROZ, AIMPIM, BATATA DOCE E CARNE...DEVE TER SIDO TRAZIDO PELOS AÇORIANOS... ACOMPANHADO DE UMA BOA SALADA, NÃO HAVIA DO QUE RECLAMAR...O CARACÚ NO FEIJÃO ERA A COMIDA BÁSICA NAQUELES TEMPOS. EM DIAS ESPECIAIS AS GALINHAS RECHEADAS NA PANELA ACOMPANHAVAM O FEIJÃO MEXIDO...OU UM ASSADO DE LEITÃO FEITO NO FORNO DE COSER PÃES. O CAFÉ DA MANHÃ, SE FAZIA ACOMPANHAR DE UM BOM ANGU COM CARNE PICADINHA FRITA NA BANHA DE PORCO OU COM OVOS CASEIROS...TINHA QUE SER REFORÇADO PARA AGUENTAR O TRABALHO PESADO. OS CAFÉS COM OS COSCÚZ FEITO NO BAFO, OU PÃO DE MILHO ESFARELADOS E ACRESCENTADO UM POUCO DE BANHA DEPOIS AQUECIDO NO PANELA ERA UMA BOA PEDIDA. AS BANANAS FRITAS NA BANHA DE PORCO PARA COMER COM FARINHA DE MANDIOCA...E MUITOS, MENOS AFORTUNADOS FAZIAM A FARINHA DE MANDIOCA TORRADA... A PAÇOCA DE AMENDOIM ESSA ERA DE LASCAR...SEM DEIXAR DE FALAR NA MENESTRA UM PRATO DE FEIJÃO COM ARROZ E TEMPEROS VERDES FORMANDO UM SOPÃO...UMA DELÍCIA PARA A JANTA.NAQUELE TEMPO NÃO HAVIA MARGARINA...OS PÃES ERAM ACOMPANHADO DE CHIMIER E QUANDO ESTAS FALTASSEM UMA BANHA DE PORCO ESPALHADA.AS ROSCAS DE POLVILHO, ACOMPANHADA DE QUALHADA RARAMENTE FALTAVAM... E HAVIA TAMBÉM A ROSCA DE MASSAS EXTRAÍDA DA MANDIOCA. AIMPIM COZIDO PARA COMER COM MELADO DE CANA OFERECIA UMA BOA MISTURA PARA UMA CAFEZADA, COMO DIZIAM NA ÉPOCA...SEXTA-FEIRA E SÁBADO AS MULHERES COMEÇAVAM A SE MOVIMENTAR EM FAZER DOCES, PÃES DE LÓ MERENGADO, MERENGUES ROSQUETES E BOLACHAS...QUASE SEMPRE PARA ESPERAR VISITAS...AS MOÇAS OS NAMORADOS. O AÇÚCAR ERA O MASCAVO E O DE BARRICA. AÇÚCAR BRANCO ERA COISA DE RICOS...QUANDO APARECEU.

terça-feira, 26 de maio de 2015

AS ALETRIAS

MUITAS VEZES OUVI MINHA VÓ FALAR NAS ALETRIAS. UMA ESPÉCIE DE MACARRÃO FEITO EM CASA...A ORIGEM DESTE PRATO É JUDAICO QUE VEIO PARA A PENÍNSULA IBÉRICA. DIZEM QUE OS ÁRABES É QUE INTRODUZIRAM EM PORTUGAL. NÃO SEI COMO CHEGOU AQUI. SENDO OS SCHAEFFER DE ORIGEM JUDAICA COMO DIZEM ALGUNS...ENTÃO ERA CULTURA DE FAMÍLIA. ALETRIA É UMA MASSA FINA FEITA EM CASA E SECADA AO SOL. MINHA MÃE COLOCAVA A MASSA NUMA PENEIRA, COBRIA COM UMA TOALHA BRANCA E PUNHA PARA SECAR. LEMBRO QUE ESTA MASSA ACOMPANHADA DE UMA GALINHA GORDA ERA DE LAMBER OS DEDOS.

MORAL ENSINADA A LAÇO

NO MEU TEMPO E EM TEMPOS ANTERIORES A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS ERA SEVERA...OS PAIS PASSAVAM PARA OS FILHOS O QUE APRENDERAM DOS MAIS ANTIGOS. MEU PAI CONTAVA QUE COM DEZOITO ANOS SE ATREVEU IR NUM BAILE SEM PEDIR ORDEM...FOI E DIVERTIU-SE MUITO, MAS QUANDO CHEGOU EM CASA PELA MADRUGADA, SEU PAI ESTAVA ESPERANDO COM UMA SOITEIRA. ENTÃO PERGUNTOU: ONDE TU ESTAVA ESTA NOITE? NO BAILE PAI RESPONDEU. E COM ORDEM DE QUEM FOI AO BAILE? AI EMUDECEU...ME DIZ, INQUIRIU O VELHO, QUANTOS ANOS TU TENS? TENHO DEZOITO. ENTÃO TOMA: VAIS LEVAR DEZOITO CHIBATADAS...PARA SABER OBEDECER TEU PAI...E TAMBÉM PARA EDUCAR TEUS FILHOS O DIA QUE TIVERES...E O LAÇO COMEU!!! ASSIM ERA EM TODAS AS FAMÍLIAS. ELES NÃO TINHAM CULTURA... E IMPLANTAVAM MORAL E RESPEITO NO LAÇO. IMPINGIAM O MEDO E O PAVOR NOS FILHOS...MEU PAI BASTAVA OLHAR PARA NÓS, CHEGAVA PARA IR AO FUNDO DA CASA. AS MÃES TINHAM UMA AMEAÇA QUANDO AS CRIANÇAS DESOBEDECIAM...DEIXA TEU PAI CHEGAR EM CASA QUE VOU CONTAR TUDO PARA ELE...SE CONTASSE ERA UM RODEIO DE SOITEIRA. MUITAS MÃES NÃO CONTAVAM E COM ESTAS AMEAÇAS A GURIZADA IAM A CAMA CEDO. MAS TINHA AQUELAS MÃES SEVERAS QUE CONTAVAM E AÍ NÃO HAVIA JEITO DE ESCAPAR. MAS NÃO ERA SÓ OS PAIS QUE EMPURRAVAM A VARA NA GURIZADA. AS MÃES NÃO POUPAVAM OS FALTOSOS. E APANHAVA MENINOS E MENINAS E NÃO TINHA IDADE.EM QUANTO ESTIVESSE NA CASA DOS PAIS CORRIA O RISCO DE IR PARA O LAÇO, ERA SÓ PISAR FORA DO TRILHO! ERA O TEMPO DO RESPEITO. INVENTASSE DE RESPONDER " QUE " QUANDO A MÃE E O PAI CHAMASSE...A RESPOSTA TINHA DE SER: SENHOR OU SENHORA.AS MOÇAS SÓ PODERIAM NAMORAR SE O RAPAZ VIESSE CONVERSAR COM O PAI...E O NAMORO ERA A MODA ANTIGA!!! QUANDO CHEGAVA VISITAS EM CASA, NA SALA CRIANÇA NÃO PUNHA O PÉ. NA ORA DO ALMOÇO...FOSSE FICANDO LÁ PELO GALPÃO, DEPOIS DAS VISITAS VOLTAR PARA SALA ENTÃO É QUE PODIAM ALMOÇAR...E BEM QUIETINHO...O PAI ERA REI E A MÃE RAINHA. FILHOS CUMPRIA ORDEM...VAI CAPINAR, VAI PLANTAR, VAI LAVAR ROUPAS , VAI BUSCAR ÁGUA, TRATAR DO PORCO DAS GALINHAS, COZINHAR, RACHAR LENHA, IR NO ARMAZÉM, NO MOINHO, TRATAR DOS BOIS, TIRAR LEITE, VAI PARA ESCOLA E DOMINGOS, VÃO PARA A IGREJA. TUDO COM HORA MARCADA PARA VOLTAR...AÍ SE NÃO OBEDECESSE!!!

ANTIGAS ESCOLAS

MUITOS DA GERAÇÃO ATUAL NÃO SABEM ONDE LOCALIZAVAM-SE AS ANTIGAS ESCOLAS. A MAIS ANTIGA ERA NA CASA DO PROFESSOR ONOFRE DE OLIVEIRA, MAIS OU MENOS ONDE ESTÁ A VIDRO FORTE. A OUTRA QUE CONHECI E PARTICIPEI FOI ONDE MORA A VIÚVA DO JOSÉ LUIZ MAGGI O ( ZEPO ). E TAMBÉM NA RESIDÊNCIA DE CINCINATO BORGES... ANTES AINDA DA DO ( ZEPO ). O ANTIGO SALÃO PAROQUIAL, NOS FUNDOS, FOI USADO COMO SALA DE AULAS POR UM BOM TEMPO. MAS NA DÉCADA DE 60 FOMOS BRINDADO POR LEONEL BRIZOLA, ENTÃO GOVERNADOR, COM UM BRIZOLETA, APELIDO DADO AOS COLÉGIOS CONSTRUÍDOS EM SEU GOVERNO. ESTE FICAVA ONDE HOJE ESTÁ LOCALIZADA A IGREJA UNIVERSAL. ERA GRANDE E BONITO. COM CAMPO DE FUTEBOL NOS FUNDOS. ALI HAVIA COZINHA ONDE ERA FEITA AS MERENDAS PARA OS ALUNOS...SORGO, LEITE EM PÓ, FARINHAS QUE VINHAM DOS ESTADOS UNIDOS ATRAVÉS DA TAL " ALIANÇA PARA O PROGRESSO " ALI HAVIA TAMBÉM BANHEIROS; A INFRA ESTRUTURA ERA COMPLETA. POR MUITO TEMPO O COLÉGIO FOI ALI, MAS CHEGOU O TEMPO QUE NÃO COMPORTOU O NÚMERO DOS ALUNOS, ENTÃO FOI CONSTRUÍDO O O COLÉGIO ATUAL NAS TERRAS DE LUIZ MAGGI. ESTE PRÉDIO(BRIZOLETA) UMA VEZ DEU UM VENDAVAL, DESTELHOU E TIROU PARTE DA ARMAÇÃO...HAVIA AO LADO MAS EM BOA DISTÂNCIA, A CASA DO DOMINGUINHOS DA DNA. MARIA VIÚVA...UM CAIBRO VOOU E ATRAVESSOU A PAREDE DA CASA...FELIZMENTE NÃO FERIU NINGUÉM...

IMPOSTO SOBRE LATRINAS

NÃO DÁ PARA ACREDITAR, MAS ME LEMBRO DESTES COMENTÁRIOS...FOI MUITO INSISTIDO PARA QUE O POVO TIVESSEM SUAS PATENTES...DEIXANDO DE FAZER AS NECESSIDADES NO MATO...O PODER MUNICIPAL OFERECIA AS PEDRAS DE CIMENTO, ONDE O TRABALHO SERIA ABRIR UM BURACO DEITAR A PEDRA EM SIMA E CONSTRUIR UM TAPUME UMA CASINHA COMO ERA CHAMADA AS PATENTES...A CARO CUSTO UMA PARTE ADERIU A IDEIA...E VEJA O QUE ACONTECEU...FOI APROVADA UMA LEI PARA COBRAR IMPOSTOS DE LATRINAS E CARROS DE BOIS...FOI OBRIGADO OS COLONOS A EMPLACAR SEUS VEÍCULOS...UMAS PLAQUINHAS NUMERADAS E ATÉ BONITAS, VERMELHINHAS E VERDINHAS...FOI UMA REVOLTA GERAL E MUITOS DESMANCHARAM SUAS LATRINAS E VOLTARAM A USAR O MATO, PELO MENOS LÁ NÃO HAVIA NECESSIDADE DE SAIR COM UM SABUGO NA MÃO OU UM TRAPO VELHO OU UM PEDAÇO DE ALGUMA COISA...NA PRESENÇA DOS DEMAIS.( NÃO HAVIA PAPEL HIGIÊNICO ) QUANDO IMPLANTEI A IGREJA BATISTA NO ANTIGO MUNICÍPIO DE OSÓRIO NA REGIÃO DE ITATI...NOS FUNDÕES, NÃO HAVIA PATENTES...ATÉ O PASTOR E O PADRE TINHAM DE VOLTAR NO TEMPO...SOBROU PARA MIM E O PADRE MARIANO CALEGARI. A CARO CUSTO OS IRMÃOS ACEITARAM A IDEIA E AOS POUCOS FORAM CONSTRUINDO AS LATRINA, MAS ALGUNS FIZERAM SÓ PARA AS VISITAS QUE LÁ CHAGAVAM E NÃO RARO OS MARIMBONDOS E CAMOTINS VINHAM FAZER SUAS CACHOPAS DENTRO...TINHA-SE QUE ABRIR A PORTINHOLA E EXAMINAR , SE NÃO PODIA ACONTECER O PIOR...

ALEMÃES CABOCLISADOS

ESTE TÍTULO NÃO É MEU. NO TEMPO DA REVISTA CRUZEIRO, UM Nº TRAZIA ESTE TÍTULO PARA FALAR DO RETROCESSO QUE A IMIGRAÇÃO ALEMÃ TEVE AO CHEGAR NO BRASIL. DIZIA A REVISTA: OS ALEMÃES ANTES DE CHEGAREM AO BRASIL, MORAVAM EM CASAS DE ALVENARIAS, NÃO FAZIAM MAIS QUEIMADAS, CONHECIAM CURVA DE NÍVEL E ROTAÇÃO DE CULTURAS. JÁ TINHAM BANHEIROS...MAS AQUI CHEGANDO, TIVERAM QUE RETROCEDER AO NÍVEL DO CABOCLO E DO INDÍGENA . MORAR EM CASAS DE PAU A PIQUE , FAZER DERRUBADAS E QUEIMADAS A EXEMPLO DAS QUEIMADAS DOS INDÍGENAS... BUSCAR ÁGUA NAS GROTAS...A ALIMENTAÇÃO TAMBÉM FOI ALTERADA, PASSARAM A COMER MANDIOCAS, MILHOS, PALMITOS, ABÓBORAS, E TOMAR CAFÉ NO LUGAR DO CHÁ. GRANDE PARTE DOS IMIGRANTES ERAM ALFABETIZADOS E TINHAM PROFISSÕES PARTICULARES, CERVEJEIROS, SAPATEIROS,CURTIDORES, PEDREIROS, CELEIROS E OUTRAS PROFISSÕES. OS EVANGÉLICOS ESPECIALMENTE ERAM ALFABETIZADOS NA IGREJA. PARA ELES A FIGURA DO PROFESSOR E PASTOR ERAM AS MAIS RESPEITADAS...NOS TEMPLOS ANTIGOS DUAS COISAS SÃO ENCONTRADAS AO LADO: CEMITÉRIO E A ESCOLA. O PASTOR QUANDO NÃO HAVIA PROFESSOR DISPONÍVEL TAMBÉM OCUPAVA ESTA FUNÇÃO. FAZIA PARTE DO TRABALHO DA IGREJA ALFABETIZAR PARA QUE AS ESCRITURAS FOSSEM LIDAS. MAS VEJA O RETROCESSO: EM OUTRO SETOR DA IMIGRAÇÃO AS COISAS ERAM DIFERENTES, VOLTARAM AO ANALFABETISMO...E O PIOR...PASSARAM A USAR O MATO COMO LATRINAS... EM CADA RESIDÊNCIA ERA DEIXADO AO LADO UM CAPÃO DE MATO PARA ESTA FINALIDADE.COM O ADVENTO DA PLANTAÇÃO DE BANANAIS ALGUMAS TOUCEIRAS ERAM PLANTADAS PERTO DE CASAS...E ESTA REALIDADE DUROU ATÉ BEM POUCO TEMPO. NA DÉCADA DE 60 - 70 ACOMPANHEI O MÉDICO DO POSTO DE SAÚDE DE TÔRRES AO INTERIOR DO MUNICÍPIO...E QUE DIFICULDADE PARA FAZER ENTRAR NA MENTE DOS COLONOS QUE ERA PREJUDICIAL A SAÚDE ESTE COSTUME INDÍGENA E CABOCLO. A VERMINOSE ERA UM GRANDE PROBLEMA NA ÉPOCA A PONTO DE MATAR PESSOAS. VERDADE QUE HAVIA O (DEENERU) DEPARTAMENTO DE ENDEMIAS RURAIS. VINHA DE TEMPO EM TEMPO OS GUARDAS DA MALÁRIA ( COMO ERAM CHAMADOS ) COM BOMBAS DE DDT E ADICIONAVAM ESTE VENENO NOS COLCHÕES NAS PAREDES, NOS TELHADOS DE PALHAS, NOS GALINHEIROS, CHIQUEIROS , DEBAIXO DA CASA ONDE DORMIAM OS CACHORROS E NOS CACHORROS TAMBÉM. NADA ESCAPAVA SEM UM BANHO DE VENENO. EM QUANTO UNS GUARDAS FAZIAM ISTO OUTROS FURAVAM OS DEDOS DO PESSOAL PARA VER A ANEMIA...E DEIXAVAM AS PAMVERMINAS E OS ÓLEOS ANTI VERMES QUE ERAM UM SUPLÍCIO CONSEGUIR ENGOLIR TAIS MEDICAMENTOS DADO O FEDOR...E TINHA DE SER TOMADO EM JEJUM...MAS ATERIORMENTE NEM ISTO HAVIA, O REMÉDIO PARA VERMINOSE ERA " LEITE DE FIGUEIRA " APLICADO PELOS CURANDEIROS . OS ALEMÃES TIVERAM ESTE RETROCESSO HISTÓRICO. OS DESCENDENTES ACHAVAM QUE ISTO ERA NORMAL POIS ASSIMILARAM A CULTURA CABOCLIZADA COMO DISSE O ARTICULISTA DA REVISTA CRUZEIRO DA DÉCADA DE 60.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

MATHEUS FEIJÓ DO NASCIMENTO

TINHA  12 ANOS QUANDO SEU PAI JOÃO FEIJÓ DO NASCIMENTO, MUDOU-SE DO VALE DO TRÊS FORQUILHAS PARA O ALTO RIO DO TERRA. ALI COMPLETOU A MAIORIDADE E FOI ALFABETIZADO, TENDO COMO PROFESSOR O SR. ANTÔNIO ESTANISLAU CARDOSO, PESSOA MUITO CONHECIDA NESTA CIDADE.PROFESSOR E ALUNO MANTIVERAM UMA AMIZADE ATÉ O FINAL DE SUAS VIDAS. MATHEUS TORNOU-SE PROFISSIONALMENTE UM ARTESÃO EM COUROS.

SENDO JOVEM VEIO A CONHECER ALEXANDRINA SCHAEFFER DE OLIVEIRA, FILHA DE ONOFRE DE OLIVEIRA PRIMEIRO PROFESSOR DE TRÊS CACHOEIRAS E NETA DE JOSÉ FELIPE SCHAEFFER O FUNDADOR DE TRÊS CACHOEIRAS COMO ATESTAM OS HISTORIADORES DESTA CIDADE. E AOS POUCOS TORNOU-SE CONHECIDO EM TODA REGIÃO COMO O MELHOR TRANÇADOR DE LAÇOS E APARELHOS DE MONTARIAS. SUA FAMA FOI LEVADA ATÉ O PARANÁ POR GAÚCHOS DESSA TERRA QUE MIGRARAM PARA AQUELE ESTADO E DE LÁ ENVIAVAM COUROS DE VEADOS PARDOS PARA QUE MATEUS FIZESSE LAÇOS E OUTROS UTENSÍLIOS.

 MATHEUS FOI UM DOS PRIMEIROS FABRICANTES E COMERCIANTES DE TRÊS CACHOEIRAS, SEGUNDO INÁCIO JOSÉ SCHAEFFER. ALÉM DESTA PROFISSÃO MATHEUS FOI CURTIDOR, E PARA QUE SAIBAM TRÊS CACHOEIRAS TEVE CORTUME NA DÉCADA DE 30.
COM A ABERTURA DA ESTRADA OSÓRIO TÔRRES, O USO DE ANIMAL CAVALAR, MEIO DE TRANSPORTE DA ÉPOCA COMEÇOU ENTRAR EM BAIXA,ENTÃO PASSOU AS LIDES DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SUA PROPRIEDADE,.MESMO ASSIM, ATENDIA EM SEU DOMICÍLIO AQUELES QUE PROCURAVAM SEUS SERVIÇOS PARA FABRICO E CONCERTOS DE ARREIOS.
MATHEUS FOI CONSTRUTOR,MUITAS CASAS FORAM CONSTRUÍDAS POR ELE E ALGUMAS AINDA ESTÃO SENDO UTILIZADAS, OUTRAS JÁ CEDERAM LUGAR A RESIDÊNCIAS NOVAS.
FOI MARCENEIRO, CARPINTEIRO E POR TRINTA ANOS ASSADOR NAS FESTAS RELIGIOSAS LOCAIS. EM TEMPOS IDOS, MATHEUS FOI APLICADOR DE INJEÇÕES, FAZEDOR DE TÚMULOS E DE CAIXÃO DE DEFUNTOS. FOI UM HOMEM SERVIDOR QUE AFIAVA SERROTES E TRAÇADORES PARA OS AGRICULTORES E EXÍMIO CASTRADOR

. ERA PROCURADO PARA ASSISTIR O PARTO DE VACAS QUE TINHAM PROBLEMAS PARA PARIREM SUAS CRIAS. JÁ NA TERCEIRA IDADE VOLTOU A SUA PRIMITIVA VOCAÇÃO SE ESTABELECENDO COM SAPATARIA.
MATHEUS VIVEU ATÉ AOS NOVENTA E TRÊS ANOS DE IDADE, DEIXANDO SETE FILHOS, SENDO POBRE, ESFORÇOU-SE PARA EDUCÁ-LOS, TEM EM SUA FAMÍLIA FILHOS EMPRESÁRIOS, ADVOGADO E CLÉRIGOS. FOI UM HOMEM SERVIDOR QUE NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA AJUDAR A COMUNIDADE.


                                     

HOMEM DE PAZ E DE BOM NOME QUE AJUDOU A CONSTRUIR A CIDADE DE TRÊS CACHOEIRAS. EXPOSTO ISSO, JULGAMOS QUE SEU NOME SEJA DADO A UMA RUA NESTA CIDADE.AQUELA QUE PASSA AO LADO DA SAPATARIA E SEGUE ATRAVESSANDO A RUA JOSÉ SCHAEFFER FILHO, CONTINUANDO AINDA EM SIMA DE SUA PROPRIEDADE E INDO NA DIREÇÃO DO MORRO PELA EXTREMA DA PROPRIEDADE DE HERDEIROS DE HUGO LEFFA, FINDANDO NA RUA JOSÉ CÂNDIDO DE MATTOS. NESTE LOCAL EXISTE PROPRIETÁRIOS QUE TEM DIFICULDADE DE COLOCAÇÃO DE ÁGUA DEVIDO A CORSAN NÃO COLOCAR REDE ONDE NÃO SEJA RUA OFICIAL DECLARADA PELA PREFEITURA.CERTO DE QUE ESTA CÂMARA SE SENSIBILIZARÁ. AGUARDAMOS APROVAÇÃO. 

CONJUNTOS MUSICAIS

LÁ POR 1960 FORMOU-SE UM CONJUNTO MUSICAL AQUI NO CENTRO. ÉSIO MAGGI E CLAUDIO LEAL DOMINGOS ERAM OS SANFONEIROS. ADAIL OLIVEIRA DO NASCIMENTO TOCAVA CAVAQUINHO E EU BATIA UM TAMBORIM... FOI FEITA ALGUMAS APRESENTAÇÕES NUMA SALA DO ANTIGO BAR CARDOSO. ALI PELA PRIMEIRA VEZ VIMOS O AMAURI CARDOSO E SUA IRMÃ DANÇAR O TWIST . ISTO ERA NO TEMPO DA TAL DE BOÇA NOVA. TODOS FICARAM ENCANTADOS COM AQUELA DANÇA AMERICANA... ESTE CONJUNTO SE APRESENTOU UMAS DUAS OU TRÊS VEZES E EVAPOROU-SE... NO SANTO ANJO DA GUARDA SIM TEVE CONJUNTOS MUSICAIS QUE DURARAM ANOS. OS DA FAMÍLIA LIPERT, OS DA FAMÍLIA SILVEIRA, O LELECO E SEUS MÚSICOS. LEMBRO QUE HAVIA UM RAPAZ QUE SE METEU A CANTAR EM INGLÊS, SE CANTAVA CERTO OU ERRADO NINGUÉM SABIA E MUITO MENOS ELE...DE RESTO, GAITEIRO AQUI FOI O ANTÔNIO REDUZINO QUE DIZIA TER APRENDIDO COM SATANÁS...FAZIA UNS BARULHOS. QUEM MUITAS VEZES VEIO TOCAR AQUI ERA O CONJUNTO DE MORRINHOS CHAMAVA-SE " OLIVEIRINHA " .

sábado, 23 de maio de 2015

A VILA PEIXE

UMA DESIGNAÇÃO MALDOSA...QUANDO SURGIU UM SALÃO DE BAILE E UM TIME DE FUTEBOL, TAMBÉM CANCHA DE BOCHAS, TERNO DE REIS E RINHAS DE GALO, NUM PEQUENO AGLOMERADO DE CASAS QUE FICAVAM UM POUCO DA BOMAGG PARA FRENTE...OS LÍDERES JOÃO NAZÁRIO, PEDRO ANDRADE E OUTROS, ERAM QUASE TODOS PESCADORES. SURGIU UM POUCO DE CIÚMES DAQUELES QUE MORAVAM NA REGIÃO MAIS CENTRAL E POR DESPEITA COMEÇARAM A CHAMAR O LUGAR DE VILA PEIXE...NA INTENÇÃO DE HUMILHAR, FICAVAM BRAVAS QUANDO ALGUÉM DIZIA: TU MORAS NA VILA PEIXE? COISAS QUE ACONTECERAM POR AQUI.COM O TEMPO TUDO SE DESFEZ, PEDRO ANDRADA CONVERTEU-SE AO EVANGELHO E ABANDONOU OS BAILES E RINHAS DE GALOS...JOÃO NAZÁRIO TRANSFERIU-SE PARA OUTRA CIDADE E TUDO TERMINOU, INCLUSIVE A VILA PEIXE.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

FÉCULAS ANTIGAS

CONHECI A FÉCULA DO FELISORIO REGINALDO NO PONTAL ALI HAVIA BOA PLANTAÇÃO DE MANDIOCA. PRODUZIA BOA FARINHA. MANOEL ESTANISLAU, CINCINATO BORGES,FRANCISCO PEDRO ROLIM. ESTES FORAM OS PRODUTORES DE FARINHAS E POLVILHO MAIS ANTIGOS DE TRÊS CACHOEIRAS. A PRODUÇÃO ERA EM PEQUENA ESCALA. POR ISSO OS CATARINENSES ADENTRAVAM O ESTADO COM DEZENAS DE CARROS DE BOIS E DE PORTA EM PORTA VENDIAM A FARINHA FABRICADA LÁ. DIGA-SE QUE MELHOR IMPOSSÍVEL.

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A PRINCIPAL PLANTAÇÃO AGRÍCOLA SEM SOMBRA DE DÚVIDAS E A BANANEIRA, ESTA FORMA UM TAPETE VERDE NAS PROPRIEDADES RURAIS...QUEM POR AQUI PASSA FICA ADIMIRADO DA EXTENSÃO CULTIVADA. CAMINHÕES SAEM DIARIAMENTE CARREGADOS EM DIREÇÃO A CAPITAL E AS DEMAIS CIDADES DO DO ESTADO. NÃO SE SABE AO CERTO QUEM FOI O PRIMEIRO PLANTADOR DE BANANEIRAS NA REGIÃO. EM MINHAS PESQUISAS AFIRMARAM QUE FOI OS HAHNS QUE HABITAVAM NO RIO DO TERRA. PRODUZ NESTA REGIÃO DEVIDO AO CLIMA AMENO, VERDADE QUE ELA SOFRE UM POUCO NO INVERNO, MAS DEPOIS SE RENOVA COM A CHEGADA DO VERÃO. A PRIMEIRA QUALIDADE QUE CONHECI CHAMAVA-SE BRANCA. MUITO ALTA, DAVA CACHOS DE BOM TAMANHO MAS NÃO TINHA PESO. SABOROSA MAS ECONÔMICAMENTE INVIÁVEL, TAMBÉM MUITO SENSÍVEL AO VENTO, FACILMENTE SE QUE BRAVA. DEPOIS DESSA SURGIU AQUI A CATURRINHA, TAMBÉM CONHECIDA POR PETIÇA DADO QUE SEU TAMANHO ERA PEQUENO. POR MUITOS ANOS OS COLONOS PLANTARAM ESTA ESPÉCIE ATÉ QUE FOI INTRODUZIDO A CATARINA. MAIS ALTA E SEU CACHO ESBRANQUIÇADO, CONHECIDA TAMBÉM COMO BANANA BRANCA.SABOROSA E MELHOR DE PESO QUE A BRANCA ANTIGA. É ELA QUE PREDOMINA NA REGIÃO. OUTRAS QUALIDADES: CATURRÃO ( PAULISTA ) MAÇÃS, BAIANA, PRATA...ALGUNS PLANTAM MAS É INSIGNIFICANTE A PRODUÇÃO.

ROSCAS DE POLVILHO

É PECULIAR AQUI, USO DA ROSCA DE POLVILHO NO LUGAR DO PÃO. ESTE ALIMENTO É COMO ALGUÉM DISSE: TUPININQUIM, POIS ELES É QUE DESCOBRIRAM A MANDIOCA COMO MEIO DE ALIMENTAÇÃO. OS IMIGRANTES QUE AQUI CHEGARAM NÃO TINHAM TRIGO E LOGO A MANDIOCA ENTROU EM SENA. A ROSCA DE POLVILHO DE TRÊS CACHOEIRAS É DIFERENTE DAS FEITAS EM MUNICÍPIOS VIZINHOS...NO VALE DO TRÊS FORQUILHAS ELA É PESADA,GOSTOSA É VERDADE, MAS É DIFERENTE...EM SANTA CATARINA É PARECIDA NA COR E NA LEVEZA MAS NOTA-SE DIFERENÇA. AO QUE PARECE CADA LUGAR TEM UMA RECEITA . AQUI É LEVE E SABOROSA...E VENDE-SE MAIS ROSCAS DO QUE PÃES...ELA VAI BEM COM GALINHA ASSADA, CARNE DE PORCO, CHURRASCOS, MEL, MARGARINA, NATA, QUALHADA, QUEIJOS...USA-SE NO CAFÉ DA MANHÃ, E ALGUNS ATÉ NO ALMOÇO E JANTA.COM LEITE É UMA DELÍCIA!!!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

CAÇADA DE JACARÉS NO CENTRO DA CIDADE

BEM NO CENTRO DA CIDADE TEM UM DIVISOR DE ÁGUAS QUE A RIGOR A BR 101 PASSOU EM SIMA. PARTE DAS ÁGUAS CORREM PARA A LAGOA ITAPEVA PASSANDO PRÓXIMO DA PREFEITURA E A OUTRA CORRE TAMBÉM PARA LAGOA INDO NA DIREÇÃO DO ALEGRETE...NESTA PARTE REFERIDA, COM AS ENCHENTES, JACARÉS SUBIAM PELOS VALOS E VINHAM ATÉ AQUI NO CENTRO...E ALGUNS FORAM CAÇADOS. PESSOAS FICAM ADMIRADOS QUANDO SE COMENTA QUE TAMBÉM PEIXES FORAM CAÇADOS A FACÃO NO POTREIRO DOS BORGES...

APANHANDO DO CABO MELEU

NA ANTIGA CAPELA CATÓLICA HAVIA UNS HEREGES QUE DEBOCHAVAM DO SACERDOTE QUANDO ELE SE VESTIA NA FRENTE DO ALTAR. NAQUELE TEMPO AS MISSAS ERAM REZADAS DE COSTAS PARA O POVO E NA LÍNGUA LATIM. UNS ENGRAÇADINHOS DA ÉPOCA FICAVAM DEBAIXO DO VELHO COCÃO NA FRENTE DA CAPELA E COMENTAVAM CADA VESTIMENTA QUE O SACERDOTE VESTIA. QUANDO COLOCAVA O AMITO ELES DIZIAM: BOTEI O BACHEIRO E ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ O FINAL. ISTO ABORRECIA O SACERDOTE E AS PESSOAS DE FÉ...MAS QUE FAZER? OS HEREGES ERAM MEIO VALENTES TAMBÉM...UM DIA COMBINARAM COM O CABO MELEU...MELEU ERA UM BRIGADIANO QUE AS VEZES VINHA DE TRÊS FORQUILHAS ONDE ERA SEDIADO POIS LÁ ERA A SEDE DO DISTRITO. ENTÃO MELEU SE ESCONDEU ATRAS DA CASA DO SINO E FICOU AGUARDANDO OS COMENTARISTAS MALDOSOS...QUANDO ELES DERAM POR CONCLUÍDO O POLICIAL DISSE: E EU MUNTO! E SAIU DE BORRACHAÇOS NO LOMBO DOS PROFANOS, HOUVE UM QUE DEU ALGUMAS VOLTAS EM TORNO DA CAPELA E A BORRACHA COMENDO NO LOMBO...NUCA MAIS VOLTARAM A INCOMODAR OS SERVIÇOS RELIGIOSOS.

O VELHO COCÃO

COCÃO ,UMA ÁRVORE DA REGIÃO QUE SERVE PARA MORÕES, CABOS DE FERRAMENTAS E OUTRAS UTILIDADES, DADO A SUA RESISTÊNCIA. NA FRENTE DA PRIMEIRA CAPELA CATÓLICA HAVIA UM COCÃO MUITO FRONDOSO E SAUDÁVEL, TANTO QUE ATÉ POUCOS DIAS ELE ESTAVA DE PÉ. SEU FIM CHEGOU COM A DUPLICAÇÃO DA BR 101. ESTE COCÃO SERVIU DE ABRIGO AOS ARTEIROS...NAS FESTAS SEMPRE HAVIA AS NOVENAS, COMEÇAVA NA SEXTA-FEIRA E IA ATÉ DOMINGO A TARDE. PESSOAS VINHAM FUMAR E DAR RIZADAS, MESMO NA HORA RELIGIOSA, FATO QUE ABORRECIA OS ORGANIZADORES...ENTÃO ALGUÉM BOLOU UMA ESTRATÉGIA PARA AFASTAR OS ANARQUISTA DA ÁRVORE. MANDARAM ALGUNS GURIS SUBIR NO COCÃO E QUANDO ELES CHEGASSEM COMEÇASSEM A URINAR...COMO A NOITE ERA ESCURA E NÃO HAVIA ILUMINAÇÃO OS FALTOSOS SAÍAM ESBRAVEJANDO...A ESTRATÉGIA DEU CERTO, SÓ QUE OS GURIS GOSTARAM DA BRINCADEIRA E COMEÇARAM A URINAR NOS CASAIS DE NAMORADOS QUE ESCOLHIAM A ÁRVORE PARA SE POSTAR E CONVERSAR...E DEPOIS NÃO SÓ OS GURIS DESIGNADO PARA ISSO NO PRINCÍPIO, MAS OUTROS DANADINHOS DA ÉPOCA APROVEITAVAM A OPORTUNIDADE PARA URINAR EM QUALQUER PESSOA QUE SE COLOCASSE DEBAIXO DA ÁRVORE.

PRIMEIRO DENTISTA O FIM DA TORTURA

CONTAVA MINHA MÃE QUE NASCEU EM 1912 QUE PASSARAM GRANDES DIFICULDADES, NÃO DE COMIDA, PORQUE ISTO ELES TINHAM COM FARTURA. AS TERRAS PRODUZIAM TANTO QUE TINHAM DE JOGAR MILHO E FEIJÃO FORA PARA LIMPAR OS GALPÕES A FIM DE GUARDAR A SAFRA NOVA. TINHAM TANTAS GALINHAS QUE MENINAS BRINCANDO DE COMIDINHAS USAVAM OS OVOS. PORCOS E OVELHAS E BOIS TINHAM BASTANTE...CARNE COM FARTURA, PEIXES ERA SÓ IR NO RIO CARDOSO BUSCAR. ELA MORAVA NAS IMEDIAÇÕES DA FÁBRICA VIDRO FORTE, ONDE PASSAVA A ESTRADA PRINCIPAL. A DIFICULDADE ERA COM REMÉDIOS E ROUPAS. OS VESTIDOS ERAM FEITO EM CASA, CONTAVA ELA QUE O TECIDO ERA GROSSO E ÁSPERO QUE QUEIMAVA AS PANTURRILHAS DE QUEM USAVA. E NÃO ERA SÓ AS MENINAS, OS RAPAZES TAMBÉM USAVAM CAMISOLAS. NAQUELE TEMPO NÃO HAVIA ANALGÉSICOS E NEM DENTISTAS...AS VEZES, DIZIA ELA, AS PESSOAS GEMIAM COM DOR DE DENTE POR SEMANAS, DIA E NOITE...COLOCAVAM FUMO E CACHAÇA E NA BOCHECHA UMA COMPRESSA DE FARINHA DE MANDIOCA OU FOLHA DA PLANTA MALVA OU BOA NOITE. O INFELIZ, GEMIA ATÉ A INFLAMAÇÃO DO DENTE ARREBENTAR E SUPURAR. AS PESSOAS MAIS ANTIGAS 99,9% HAVIA PASSADO POR ESTE SUPLÍCIO E TRAZIAM NO ROSTO A CICATRIZ DEIXADA PELA INFLAMAÇÃO, AS VEZES DUAS CICATRIZES. MAS FELIZMENTE PASSADO O TEMPO, CHEGOU A INSTANTINA, COMPRIMIDO QUE ALIVIAVA AS DORES, O VEGANIN E O FIEBERLIM PARA A FEBRE E POR ÚLTIMO A PENICILINA PARA A INFECÇÃO. E TAMBÉM APARECEU POR AQUI O SENHOR FRANCISCO HANZENREDER O CHIQUINHO, ESTE DENTISTA PRÁTICO, NATURAL DE COLÔNIA DOM PEDRO, PERTENCIA A UMA FAMÍLIA DE DENTISTAS. FILHO DE FRANCISCO HANZENREDER DA COLÔNIA DE DOM PEDRO. SEU PAI APRENDEU O OFÍCIO QUE TRANSMITIU AOS FILHOS DE UM PRÁTICO CATARINENSE CHAMADO DE POMPILHO.  ( JOSÉ KRAS BORGES) COM ISTO CHEGOU O ALÍVIO PARA A POPULAÇÃO. FRANCISCO FOI O PRIMEIRO DENTISTA DESTA COMUNIDADE. PELO ALÍVIO QUE DEU AS PESSOAS DAQUI MERECIA UMA RUA EM SEU NOME PARA HOMENAGEÁ-LO.

LUGARES ASSOMBRADOS

MUITAS LENDAS DE ASSOMBRAÇÕES PAIRAM SOBRE OS CACHOEIRENSES MAIS ANTIGOS...

NO TEMPO QUE NÃO HAVIA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA, QUASE SEMPRE APÓS A JANTA, OS VELHOS PUXAVAM ASSUNTOS MACABROS DE APARÊNCIAS QUE OS MAIS ANTIGOS CONTAVAM.
A GURIZADA FICAVAM ARREPIADOS...DIZIAM ALGUNS QUE AQUI ENTRE TRÊS CACHOEIRAS E ALEGRETE, FREQUENTEMENTE DESCIA DO MORRO PEREIRA UM CAIXÃO DE DEFUNTO COM QUATRO VELAS VOANDO...EM DIREÇÃO DA LAGOA. 

NOS LOCAIS DOS ANTIGOS ENGENHOS TAMBÉM CONTAM QUE EXISTE ASSOMBRAÇÕES:.NAS TERRAS DOS HERDEIROS DE NECO FELIPE...ALI ERA E É FAMOSO, AS MANIFESTAÇÕES DE COISAS DO OUTRO MUNDO. CONTAVA MINHA MÃE QUE TIO INÁCIO CERTA FEITA AO CHEGAR NO REFERIDO LOCAL AVISTOU UM VEADO PASTANDO BEM PRÓXIMO...SACOU DE SUA ARMA E ATIROU, O ANIMAL CAIU AO APROXIMAR-SE O ANIMAL LEVANTOU E CAMINHOU MAIS UNS METROS E CAIU NOVAMENTE, APROXIMOU-SE E O ANIMAL LEVANTOU E CAMINHOU MAIS UM POUCO E CAIU DE NOVO. QUANDO ELE DEU PELA COISA JÁ ESTAVA DENTRO DO MATO...

DEU UNS ARREPIOS E SE MANDOU EMBORA. NA CASA ANTIGA, BARULHOS NO SÓTÃO TEAR TRABALHANDO SOZINHO, VOZES, CORRENTES SENDO ARRASTADAS, BARULHO DE TROPAS DE MULAS, CINCERROS BADALANDO,GENTE CAMINHANDO A NOITE EM VOLTA DA CASA, JANELAS QUE NÃO PARAVAM FECHADAS...DIZIAM QUE O PROPRIETÁRIO TEVE QUE MUDAR-SE DO LOCAL...

NA PROPRIEDADE DO MATHEUS ONDE HOUVE UM OUTRO ENGENHO A COISA ERA FEIA...BOLAS DE FOGO DESCIAM DO MORRO E CAIAM LEVANTANDO MUITA LUZ...GENTE QUE CHAMAVAM PELO NOME, ABRIAM A PORTA E NÃO ERA NINGUÉM. MÁQUINA DE COSTURAR TRABALHAVA SOZINHA A NOITE...LARANJEIRA FICAVA ILUMINADA AO PONTO DE SE VER OS PASSARINHOS...VELAS ACESAS DEBAIXO DO POMAR, QUANDO CHEGAVA-SE PERTO DESAPARECIA. LUZES A NOITE ANDANDO EM VOLTA DA CASA, 
O GUARDA DO DAER ( DEPARTAMENTO ESTADUAL DE RODAGEM ) INTERROGAVA SEU MATHEUS...O QUE ACONTECEU COM VOCÊS ESTA NOITE, POIS VI GENTE ANDANDO COM LANTERNAS A NOITE TODA EM VOLTA DA CASA...E OUTRAS VEZES ELE VIA PESSOAS BATENDO FEIJÃOS...A CASA INCENDIOU E SEU SOGRO QUE PASSAVA NA ESTRADA PELA MADRUGADA CORREU PARA ACUDIR...QUANTO MAIS PERTO CHEGAVA MENOR O FOGO FICAVA...QUANDO CHEGOU BEM PERTO OS ARREPIOS VIERAM...E SÓ UMA VELA DEBAIXO DE UMA LARANJEIRA...OUVE-SE QUE ATUALMENTE NA CIDADE TEM ALGUMAS CASAS QUE AS PESSOAS NÃO CONSEGUEM MORAR...

quarta-feira, 20 de maio de 2015

ENGENHOS DE AÇÚCAR MASCAVO

CONTA INÁCIO FELIPE SCHAEFFER EM SEU LIVRO QUE NA ENCOSTA DO MORRO PEREIRA, ATUALMENTE TERRAS DOS HERDEIROS DE MANOEL FELIPE SCHAEFFER, HOUVE UM ENGENHO. NÃO SE TEM NOTÍCIAS DE QUEM SERIA ESTE ENGENHO. PODE TER SIDO ANTERIOR AS DOAÇÕES DE SESMARIAS, NO CASO A DOS ROLINS. CONFORME PADRE DELAI COMENTA EM SEU LIVRO: MOSTARDEIROS VINHAM PLANTAR CANAS AQUI NA REGIÃO. PODERIAM TER CONSTRUÍDO UM ENGENHO E DAQUI LEVAR O AÇÚCAR OU ÁGUA ARDENTE. O LOCAL ERA PROVIDENCIAL DEVIDO A FARTURA DE ÁGUA.MAS COMO ERAM TRANSPORTADOS AS MERCADORIAS? NA ÉPOCA O ÚNICO MEIO ERA POR ÁGUA OU PELA PRAIA. PODE SER QUE ATRAVESSASSEM A LAGOA ITAPEVA DE CANOAS E DE LÁ FOSSE CONDUZIDO POR ANIMAIS CAVALAR.CONTA INÁCIO FELIPE QUE HAVIA ESCRAVOS, SENDO ASSIM, FOI NO SÉCULO DEZENOVE, POIS OS ESCRAVOS CHEGARAM NO RGS.NOS MEADOS DO SÉCULO DEZOITO. NAS TERRAS DE MATHEUS FEIJÓ DO NASCIMENTO, HOUVE TAMBÉM UM ENGENHO ANTIGO. HAVIA FARTURA DE ÁGUA. MUITO CARVÃO FOI ENCONTRADO NO LOCAL ONDE DEVERIA SER A FORNALHA. TAMBÉM MUITA LOUÇA CHINESA FRAGMENTADA. QUEM ALI MOROU ERA GENTE DE POSSES. A LOUÇA MAIS ANTIGA DAS FAMÍLIA CACHOEIRENSE ERAM FEITA DE CHIFRES DE BOIS, CONTAVA MINHA MÃE. NO ENTANTO ESTES FRAGUIMENTOS ERAM DE LOUÇA COLORIDAS, FATO QUE,NA ÉPOCA AS FAMÍLIAS DAQUI TALVEZ NEM CONHECESSEM.ROBERTO SCHAEFFER CONTA QUE LEMBRA QUANDO O MORRO PEREIRA AQUI NA DE FRONTE O CENTRO FOI DESMATADO. SEGUNDO ELE , OCORREU LÁ PELO INÍCIO DE 1940. MATHEUS, ADQUIRIU ESTA PROPRIEDADE EM 1940 E FOI UM DOS DESMATADORES...MAS O ENGENHO E A RESIDÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS FOI BEM ANTES...CONTAVA ELE QUE HAVIA UMA CLAREIRA NO MEIO DO MATO, FATO QUE ESTRANHOU...SÓ DEPOIS É QUE COMEÇOU A ENCONTRAR OS VESTÍGIOS DA PASSAGEM DOS ANTIGOS MORADORES.SE NÃO ERA DESMATADO NAS CERCANIAS ONDE ELES PLANTAVAM A CANA? A NÃO SER QUE A MATA TIVESSE SE RECUPERADO. VERDADE QUE ENCONTRÁVAMOS CANAS SILVESTRE NO MEIO DOS MATOS...REMANESCENTE DE ALGUMA ÉPOCA. OS ANTIGOS CHAMAVAM-NA DE TUBARONA. LAURINDO SEBASTIÃO SCHWANCK FOI UM DOS DESMATADORES E PLANTADORES DE CANA DE AÇÚCAR NO MORRO PEREIRA, MAS BEM RECENTE, NA ÉPOCA DA USINA DE ALCOÓL DOS FELIPES.FICA ESTA INTERROGAÇÃO. NA DÉCADA DE CINQUENTA EM SIMA DO MORRO PEREIRA HOUVE UM ENGENHO DE CANA DE AÇÚCAR PERTENCENTE AO SEU OROSINO. SERIA O PRIMEIRO DAQUI DO CENTRO DE TRÊS CACHOEIRAS? DEPOIS O ENGENHO DO MANOEL BERNARDES ( MANEQUINHA BERNADO ) LOCALIZAVA ONDE HOJE É A PREFEITURA. POSTERIORMENTE PEDRO AFONSO RODRIGUES TEVE SEU ENGENHO NOS FUNDOS DA CORSAN, NA ENCOSTA DO MORRO. AFONSO RODRIGUES QUE MORREU CENTENÁRIO CONTAVA QUE HAVIAM POSSUÍDO UM ENGENHO DE CANA DE AÇÚCAR, ONDE OS ÍNDIOS DESCIAM A NOITE DA CHAPADA DO MORRO PARA ROUBAR AÇÚCAR. AFONSO NASCEU AQUI EM 1865. SEU ENGENHO FICAVA ALI ONDE AS CACHOEIRAS DÃO NOME A LOCALIDADE.CONCLUINDO TIVEMOS ENGENHOS ANTIGOS, UNS MAIS QUE OS OUTROS E TAMBÉM OS MAIS RECENTES.

PRIMEIRO HOMEM PÚBLICO

GETÚLIO SHWANCK SCHAEFER, FILHO DESSA TERRA, FOI SEMINARISTA, QUASE SE TORNOU PADRE, CHEGOU A USAR A SOTAINA. MUITAS VEZES CONTEMPLEI ELE VESTIDO A RIGOR. DESISTIU DE SER PADRE E SE CANDIDATOU A VICE-PREFEITO, VINDO A SE ELEGER. TRÊS CACHOEIRAS PERTENCIA AO SEGUNDO DISTRITO DE TÔRRES. A MAIORIA DAS PESSOAS MAIS ANTIGAS TEM SEUS DOCUMENTOS COMO NASCIDO NO DISTRITO DE TRÊS FORQUILHAS. GETÚLIO ENTROU COM UM PROJETO E OBTEVE APROVAÇÃO, CRIANDO O SEXTO DISTRITO. TRÊS CACHOEIRAS COMEÇOU A PARTIR DESTE ACONTECIMENTO A TOMAR CORPO E FORMA E HOJE MUNICÍPIO EMANCIPADO E UMA CIDADE PROGRESSISTA. GETÚLIO SCHAEFFER FOI VICE-PREFEITO DE SEVERIANO RODRIGUES DA SILVA.

SUBPREFEITOS ANTIGOS

O SUBPREFEITO MAIS ANTIGO QUE EU CONHECI CHAMAVA-SE ANTÔNIO ROLIM,POPULARMENTE CONHECIDO POR ANTÔNIO MANECA. ESTE FOI UM HOMEM DE VISÃO, TRAÇOU AS PRIMEIRAS RUAS AQUI NO CENTRO DA CIDADE. LEMBRO DELE COM BALIZAS NOS OMBROS, ANDANDO DE UM LUGAR A OUTRO PELO MEIO DOS BANHADOS E MANDIOCAIS.PENSO QUE FOI NO TEMPO QUE ANTÔNIO ALMEIDA FOI PREFEITO. JOSÉ ALEXANDRE BORGES, MANOEL LOPES, MANOEL MESQUITA ( FILHO BINOCA ) DELAUNEI CARDOSO, VANDERLEI CARDOSO, JOAQUIM JUSTO MAGGI,ORLANDO JOSÉ RECH, COMPLETAM A LISTA DOS SUBPREFEITOS MAIS ANTIGOS. OBS. DOS QUE ME LEMBRO.

terça-feira, 19 de maio de 2015

UM PELOTÃO DO EXÉRCITO

QUANDO BRIZOLA FOI GOVERNADOR DE 1959 A 1964 SURGIU A CRISE DO ARROZ. ENTÃO COMEÇOU UM GRANDE CONTRABANDO DA PRODUÇÃO GAÚCHA PARA OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO. O POSTO FISCAL COM SEUS BRIGADIANOS NÃO CONSEGUIRAM AMEDRONTAR OS CAMINHONEIROS. ALGUNS AMARRAVAM GALHADAS DE ÁRVORES NA TRASEIRA DOS CAMINHÕES E EM ALTA VELOCIDADE PASSAVAM DIRETO SEM RESPEITAR O APITO DE 'PARE' DOS POLICIAIS...UMA NUVEM DE POEIRA ERA LEVANTADA PELA GALHADA DE ÁRVORE, DIFICULTANDO A PERSEGUIÇÃO DA POLÍCIA COM SEU VELHO GYPE. A COISA FOI TÃO SÉRIA QUE MANDARAM UM PELOTÃO DO EXÉRCITO PARA IMPEDIR A PASSAGEM DO ARROZ CONTRABANDEADO. O DESTACAMENTO LOCALIZOU-SE ONDE HOJE É O SALÃO DO BUENO, DEFRONTE A CASA E ARMAZÉM DAQUELE TEMPO FAUZTINO KINEWITZ. MUITAS BARRACAS FORAM ARMADAS ALI E OS SOLDADOS DE PRONTIDÃO. MESMO ASSIM, MUITOS TENTAVAM PASSAR EM GRANDE VELOCIDADE PELO DESTACAMENTO, TIROS DE FUZIL FORAM DEFLAGRADOS NOS PNEUS...QUANDO ACERTAVAM O CAMINHÃO ERA OBRIGADO A PARAR E O MOTORISTA PRESO, QUANDO NÃO FUGIA PARA O MATO. NA CASA DO SENHOR JOSÉ JUSTO MAGGI ( ZEPO JUSTO ) BALAS DE FUZIL FURAM AS PAREDES. FELIZMENTE NÃO ACONTECEU O PIOR. DEPOIS QUE FOI DEBELADO O CONTRABANDO O EXÉRCITO SE RETIROU DE TRÊS CACHOEIRAS...LEMBRO QUE NÃO HAVIA ASFALTO, A ESTRADA QUE LIGAVA OSÓRIO-TÕRRES ERA APENAS UMA RS. CONSERVADA PELO DAER.

TERCEIRO EXÉRCITO

EM 1961 FOI DEFLAGRADO UM MOVIMENTO A FAVOR DA POSSE DE JOÃO GULART, POIS NÃO QUERIAM QUE ELE ASSUMISSE O GOVERNO DO BRASIL...LEONEL BRIZOLA, ENTÃO GOVERNADOR DO RGS. COMANDOU ESTE LEVANTE PARA FAZER VALER A CONSTITUIÇÃO. CIVIS E MILITARES SE UNIRAM. O TERCEIRO EXÉRCITO SE PÔS EM MARCHA RUMO AO CENTRO DO PAÍS. E NESTA MARCHA PASSARAM A NOITE EM TRÊS CACHOEIRAS. DEFRONTE A ATUAL IGREJA CATÓLICA, ESTACIONARAM AS CARRETAS QUE TRANSPORTAVAM TANQUES DE GUERRA E CAMINHÕES COM MUNIÇÕES E TODA LOGÍSTICA NECESSÁRIA. CENTENAS DE SOLDADOS...MUITAS BARRACAS. LEMBRO QUE O PADRE LUIZ PASA SE FEZ PRESENTE DISTRIBUINDO ESCAPULÁRIOS PARA O EFETIVO...MUITA GENTE SE APROXIMOU DO EXÉRCITO, TODOS ASSUSTADOS E COM MEDO, POIS NUNCA TINHAM VISTO TANQUES DE GUERRA E METRALHADORAS E TAMBÉM TANTOS GYPES. A GURIZADA, DOS QUAIS EU FAZIA PARTE, ERA MOTIVO DE FESTA. ARACI SHUASTES, FILHO DE MANOEL ARISTIDES SCHUASTES, SERVIA O EXÉRCITO NA OCASIÃO E TAMBÉM FAZIA PARTE DO EFETIVO. ARACI ERA DAQUI DE TRÊS CACHOEIRAS.O EXÉRCITO ADENTROU O ESTADO DE SANTA CATARINA QUANDO OS GOLPISTAS CEDERAM E DEIXARAM JOÃO GULART ASSUMIR O GOVERNO.

LEONEL BRIZOLA

LEONEL DE MOURA BRIZOLA, HOMEM MUITO CONHECIDO NO BRASIL E NO MUNDO, AQUELE QUE FEZ O LEVANTE CHAMADO DE LEGALIDADE, ESTEVE EM TRÊS CACHOEIRAS QUANDO FOI CANDIDATO A GOVERNADOR DO ESTADO. O COMÍCIO DEU-SE EM FRENTE A ATUAL RODOVIÁRIA. EU, AINDA BEM CRIANÇA, ME RECORDO DE VER AQUELE SENHOR COM LENÇO VERMELHO NO PESCOÇO. MUITA GENTE SE REUNIÃO NA OCASIÃO, VINDO DE TODOS OS LUGARES...MUITAS PESSOAS FALARAM MAS NINGUÉM MEXEU COM O PÚBLICO. LEMBRO QUE QUANDO ELE FEZ SEU DISCURSO ARRANCOU DOS PRESENTES MUITOS"APLAUSOS" E MUITO BEM". O COMÍCIO ACONTECEU NO ANO DE 1959.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

ESCRITÓRIO HAINZHENRREDER

ESTE ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE NASCEU NO ANO DE 1970. FOI FUNDADO POR ADAIL OLIVEIRA DO NASCIMENTO E PEDRO HAIZENRREDER BORGES. COMEÇOU HUMILDE E DEVAGAR. AOS POUCOS FOI TOMANDO FORÇAS E HOJE É UM ESCRITÓRIO DE CONCEITUAÇÃO NOTÁVEL. NOS PRIMÓRDIOS FORAM SÓCIOS, SILON DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO QUE VENDEU SUA PARTICIPAÇÃO PARA CÉLIO MACHADO ROLIM. E POR ÚLTIMO GABRIEL BORGES HAINZENRREDER COMPROU A TOTALIDADE DA EMPRESA E A MAIS DE QUARENTA ANOS É SEU PROPRIETÁRIO.

ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE

TRÊS CACHOEIRAS COM SEU PEQUENO COMERCIO NÃO OFERECIA SUPORTE A QUE ALGUÉM SE ESTABELECESSE AQUI COM CONTABILIDADE. TODOS CONTRATAVAM OS CONTADORES DE TÔRRES. MAS O TEMPO PASSOU E O PRIMEIRO ESCRITÓRIO APARECEU...CLEUZA E ASTERÓIDE. CLEUSA AINDA BEM JOVEM INICIOU SEU ESTABELECIMENTO NOS ANTIGOS PRÉDIOS DO BAR CARDOSO, HOJE ESTAÇÃO RODOVIÁRIA. POSTERIORMENTE ADQUIRIRAM TERRAS, CONSTRUÍRAM E ESTÃO NO MESMO LUGAR DESDE ENTÃO. CLEUSA É NATURAL DO MUNICÍPIO DE OSÓRIO E ASTERÓIDE DE TÔRRES. AMBOS RESIDENTES EM TRÊS CACHOEIRAS.

SERRARIA DO JUCA

JOSÉ BOFF SCHEFFER, HOJE É O PROPRIETÁRIO DESSE EMPREENDIMENTO. NA DÉCADA DE 60 UMA SERRARIA FOI INICIADA, MARIO MAGNUS MAIA E SEU SÓCIO. INICIALMENTE SE ESTABELECEU ONDE HOJE É O SUPERMERCADO COMPRE E LEVE...ALI DESDOBRARAM MUITAS MADEIRAS. PASSADO UM PERÍODO DE TEMPO JOSÉ MODEL BORGES, NATURAL TAMBÉM DO DISTRITO DE MORRO AZUL, ADQUIRIU A PARTE DE UM DOS FUNDADORES. POSTERIORMENTE SE ESTABELECERAM ONDE HOJE ESTÃO. COM O TEMPO MÁRIO MAGNUS MAIER VENDEU SUA TITULARIDADE AOS IRMÃOS DE JOSÉ MODEL BORGES, DALVO E MANOEL MODEL BORGES. O TEMPO FOI SE PASSANDO E JOSÉ MODEL BORGES VENDEU A SUA TITULARIDADE, FICANDO JOSÉ BOFF SCHEFFER E SEU CUNHADO, DALVO MODEL BORGES. MANOEL TAMBÉM VENDEU A SUA PARTE A ESTES DOIS. DEPOIS DE TRABALHAR MUITOS ANOS A SOCIEDADE PASSOU A SER SOMENTE DO SENHOR JOSÉ BOFF SCHEFFER. E ATUALMENTE SE ESPANDIU E PROSPEROU...QUASE TUDO QUE SE FAZ NECESSÁRIO PARA CONSTRUIR SE ENCONTRA NESTE ESTABELECIMENTO. MANOEL HENDLER ( MANEQUINHA FERREIRA) FOI UM DOS PRIMEIROS SÓCIOS VENDENDO SUA PARTE AO SENHOR MANOEL MODEL BORGES.

MARTINHO E JOSÉ LEFFA

LÁ PELA DÉCADA DE 60 APARECEU EM TRÊS CACHOEIRAS ESTAS PESSOAS, JOSÉ DO DISTRITO DE MORRO AZUL E MARTINHO DE COLÔNIA DE DOM PEDRO. ABRIRAM UMA PEQUENA MARCENARIA, ONDE FABRICAVAM MÓVEIS SOB MEDIDAS. MUITAS VEZES ESTIVE NESTA PEQUENA EMPRESA...PASSOU-SE O TEMPO E ESTA EMPRESA HOJE É "MOVEIS LEFFA" NO DISTRITO DE SANTO ANJO DA GUARDA SE ESTABELECEU COM SUA NOVA ESTRUTURA. UM PRÉDIO MUITO BONITO. HOJE OS DOIS FUNDADORES JÁ PARTIRAM DESSA VIDA. JOSÉ LEFFA MAIS TARDE ADQUIRIU A TOTALIDADE DA EMPRESA E SEUS DESCENDENTES ESTÃO A FRENTE DA MESMA ATUALMENTE. NUNCA DESPREZE O DIA DAS PEQUENAS COISAS...

O POSTO PEDRA BRANCA

ESTE POSTO FOI CONSTRUÍDO PELO SR. REMI RAUPP, FILHO DE AMÂNDIO DANIEL RAUPP, MORADOR DE SANTO ANJO DA GUARDA. HOMEM EMPREENDEDOR E DE VISÃO COMERCIAL. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE OS RAUPPS NUNCA FORAM COLONOS CONFORME AFIRMA JOSÉ KRÁS SELAU, HISTORIADOR DE COLÔNIA DE DOM PEDRO. SEMPRE FOI FAMÍLIA DE COMERCIANTES. REMI ADQUIRIU UMA FRAÇÃO DE TERRAS DE CINCINATO BORGES...QUANDO ALI ERA AINDA MATO. DERRUBOU AS ÁRVORES INCLUSIVE FIGUEIRAS CENTENÁRIAS. PROCEDEU UM ATERRO E LOGO COMEÇOU A CONSTRUÇÃO DO POSTO DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL. A BANDEIRA FOI SEMPRE SCHEL. PASSADO ALGUM TEMPO SE DESFEZ VENDENDO PARA ABILHO FRHANSZE QUE AMPLIOU E MODERNIZOU O EMPREENDIMENTO. ATÉ HOJE O POSTO PERTENCE A ESTA FAMÍLIA.ESTE POSTO TEVE SEU INÍCIO NA DÉCADA DE 60.

ANTIGAS PROPRIEDADES

AS MAIS ANTIGAS PROPRIEDADES FORAM AS DOS TERRAS QUE COMEÇAVA NA LAGOA ITAPEVA E FAZIA FUNDOS ONDE HOJE É O RIO DO TERRA. ESTE NOME PROVÉM DOS PRIMEIROS PROPRIETÁRIOS - OS TERRAS - DEPOIS, A SESMARIA DOS PINHEIROS QUE ENVOLVIA TODO O CHIMARRÃO, HOJE, VILA FERNANDO FERRARI E EM SEGUIDA A SESMARIA DOS ROLINS...TODAS COMEÇANDO NA LAGOA ITAPEVA E INDO A SERRA GERAL. DO RIO CARDOSO EM DIREÇÃO A COLÔNIA PEDRO DE ALCÂNTARA FICAVA A SESMARIA DOS CARDOSOS QUE SE APARENTARAM OS PROPRIETÁRIOS COM OS ROLINS...MUITOS ROLINS SE ASSINAVAM " CARDOSO ROLIM " O RIO CARDOSO TEM ESTE NOME HERDADO DOS PROPRIETÁRIOS DESTA SESMARIA. MAS AS TERRAS MAIS ANTIGAS CHAMA-SE "DATA " UMA GLEBA QUE ENGLOBA O MORRO SÍTIO VELHO E TODO PONTAL. ESTA FOI REQUERIDA PELOS DIAS...

UM MÉDICO ESQUECIDO

ANTES DO DR. RUBENS PAIM CRUZ SE ESTABELECER COM CONSULTÓRIO E HOSPITAL EM TRÊS CACHOEIRAS ESTEVE MARCANDO ÉPOCA UM MÉDICO DE ORIGEM ALEMÃ: DR. BRUNO REUCHIMAN. ERA UM EXÍMIO CIRURGIÃO QUE EFETUOU MUITAS CIRURGIAS NA LOCALIDADE. JOSÉ FELIPE SCHAEFFER FILHO FOI OPERADO DE APENDICITE POR ELE. CONTAVA QUE A ANESTESIA ERA UMA MÁSCARA DE CLOROFÓRMIO. DIZEM OS QUE O CONHECERAM QUE ERA UM EXCELENTE MÉDICO.AQUI ESTEVE PELOS IDOS DE 1940 A 50. DEPOIS POR ALGUM MOTIVO FOI EMBORA.

O EXPORTADOR DE BANANAS

LÁ PELA DÉCADA DE 60 APARECEU UM SENHOR QUE SE INSTALOU NOS GALPÕES DA EMPRESA " AUTO COMÉRCIO MAGGI. ESTE CIDADÃO EXPORTAVA BANANAS PARA A ARGENTINA. ALI ERAM FABRICADAS AS CAIXAS E DESPENCADAS E EMBALADAS PARA O ENVIO. MUITAS PESSOAS TRABALHAVAM PREGANDO AS CAIXAS E OUTRAS DESPENCANDO, ENQUANTO OS CARROS DE BOIS CHEGAVAM CARREGADOS...TAMBÉM CAMINHÕES PARTIAM EM DIREÇÃO A TERRA DOS PORTENHOS. MAS A EUFORIA DUROU POUCO TEMPO. O PROPRIETÁRIO AO QUE PARECE QUEBROU E TUDO TEVE UM PONTO FINAL.

A USINA DE AÇUCAR ESPERANÇA QUE DUROU POUCO

PELOS IDOS DE 1960 APARECEU NA REGIÃO UM AGRÔNOMO LIGADO AO GOVERNO DA ÉPOCA, ESTE REUNIA OS COLONOS EM TODOS OS CANTOS DO ANTIGO MUNICÍPIO...PRIMEIRAMENTE COM A IMPLANTAÇÃO DE NOVAS QUALIDADES DE CANAS. MEU PAI FOI UM DOS QUE FEZ CANTEIROS DENTRO DA TÉCNICA E SUPERVISIONADO PELO TAL AGRÔNOMO QUE SE CHAMAVA MILTON. AS CANAS TINHAM NUMERAÇÃO; UMA AINDA ME LEMBRO 404...ROCHONA E MACIA...MUITOS AGRICULTORES VIERAM APANHAR MUDAS EM NOSSA PROPRIEDADE. NESTE INTERIM, CORRIA O PROJETO DA "AGASA" E O CONVITE PARA OS COLONOS SEREM ASSOCIADOS...AS PROMESSAS ERAM BOAS, POIS A REGIÃO É PRÓPRIA PARA O CULTIVO DE CANA DE AÇÚCAR.GRANDE PARTE DOS AGRICULTORES COMPRARAM AÇÕES...A EMPRESA SERIA GRANDE POIS SÓ O RIO GRANDE DO SUL NÃO TEM ESTA INDÚSTRIA AÇUCAREIRA. MEU PAI VENDEU UMA JUNTA DE BOIS E APLICOU O DINHEIRO EM AÇÕES... A INDUSTRIA FOI CONSTRUÍDA EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA E FUNCIONOU MUITO BEM. CHEGUEI A ADOÇAR CAFÉ COM ESTE AÇÚCAR DA MARCA AGASA.A EMPRESA ERA 51% DO GOVERNO DO ESTADO. O PREÇO QUE PAGAVAM PELA TONELAGEM DE CANA NÃO PAGAVA O FRETE PARA LEVAR ATÉ A EMPRESA. QUE DECEPÇÃO...OS COLONOS QUEIMARAM OS CANAVIAIS E TEMPOS DEPOIS A EMPRESA FECHOU...E AÇÕES...CERTO DIA ME APRESENTEI NA EMPRESA ACOMPANHADO DE UM ADVOGADO AMIGO, CONVERSAMOS COM O DIRETOR QUE ME DISSE O SEGUINTE: ISTO AQUI SE TORNOU UM MEIO DE PEGAR VERBAS PARA A POLÍTICA...O GOVERNO FAZ QUE MANDA DINHEIRO PARA CÁ E O DINHEIRO TOMA OUTRO RUMO. QUANTO AOS DIVIDENDOS, SE O SENHOR FICAR UM POUCO POR AQUI TERÁ QUE DESEMBOLSAR POIS A EMPRESA ESTÁ EM VERMELHO A MUITO TEMPO...DEPOIS A EMPRESA CAIU EM RUÍNAS E FOI DOADO O QUE RESTOU PARA A PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO.CONVERSAS CORRERAM QUE EXISTE UM COMPROMISSO DOS GOVERNANTES DO RGS. DE NÃO PRODUZIREM AÇÚCAR AQUI...O RIO GRANDE DEVE SER SEMPRE CONSUMIDOR DO AÇÚCAR PRODUZIDO EM OUTROS ESTADOS, INCLUSIVE GETÚLIO VARGAS MUITOS ANOS ANTES MANDOU CONSTRUIR UMA USINA DE ALCOÓL NA MESMA REGIÃO E DIZEM QUE POUCO TEMPO DEPOIS ELE MESMO MANDOU FECHAR...ATÉ UNS 20 ANOS ATRÁS ESTAVAM DE PÉ AS CHAMINÉS...QUANDO PASSAVA DE ÔNIBUS CONTEMPLAVA OS REFERIDOS...LÁ NO RINCÃO DO CASCALHO...O CERTO É QUE OS COLONOS DE TRÊS CACHOEIRAS FORAM ENGANADOS E LESADOS. A USINA CHAMAV-SE " AÇÚCAR GAÚCHO SOCIEDADE ANÔNIMA "

GERSEY LATICÍNIOS

ESTA EMPRESA ESPECIALIZADA NA CRIAÇÃO DO GADO LEITEIRO DESTA RAÇA E PRODUTORA DE LATICÍNIOS, AINDA ATUANTE NO BRASIL, ESTEVE COM UM POSTO AVANÇADO NA LOCALIDADE DOS " MESQUITAS " ATUOU POR UM TEMPO E DEPOIS SE RETIROU DA REGIÃO.LEMBRO DE OUVIR FALAR MUITO DESTE ACONTECIMENTO QUANDO AINDA ERA MENINO...DESCONHEÇO OS MOTIVOS QUE LEVARAM AO FECHAMENTO DESTE POSTO AVANÇADO.

O POSTO DE COMBUSTÍVEL MESQUITA

O POSTO DE COMBUSTÍVEL MESQUITA TINHA ESTE NOME POR DOIS MOTIVOS: LOCALIZAVA-SE NA VILA DO MESMO NOME. E POR SER DE PROPRIEDADE DE PESSOAS QUE PERTENCIA A ESTA FAMÍLIA...ESTE POSTO DE COMBUSTÍVEL FOI UMA EMPRESA DAS MAIS ANTIGAS NA REGIÃO. FOI ESTABELECIDA LÁ PELA DÉCADA DE 50 A 60. UM POSTO COMPLETO COM LAVAGEM, LUBRIFICAÇÃO, BORRACHARIA E OFICINA MECÂNICA, LANCHERIA E INCLUSIVE PERNOITE PARA O VIAJANTE. ATUALMENTE É PROPRIEDADE DO SR. PAULO PAULART, MAS ANTERIORMENTE FORA DE OUTROS PROPRIETÁRIOS... A FAMÍLIA MESQUITA FOI MUITO EMPREENDEDORA, APÓS O PERÍUDO DOS BARCOS, PASSARAM A SER DONOS DE CAMINHÃOS...NELO MESQUITA, VITOR MESQUITA E OUTROS. UM DELES FOI FABRICANTE DOS RÁDIOS " MESQUITA " ESTE RÁDIOS FORAM FAMOSOS NA REGIÃO PELA BOA QUALIDADE, TAMBÉM PIONEIROS. LEMBRO QUE O PROPRIETÁRIO DA FÁBRICA VENDIA E INSTALAVA NA CASA DOS COMPRADORES. TINHA O MESMO UM GYPE...LEMBRO DE QUANDO COLOCOU RÁDIO NA CASA DO MEU PAI.ISTO OCORREU EM 1959. ESTE RÁDIO FOI USADO MUITAS DÉCADAS ATÉ SER TROCADO POR UM MAIS MODERNO. ESTE MESMO SENHOR TIVERA UM SERVIÇO DE ALTO FALANTE QUE ABRILHANTAVA FESTAS, COMÍCIOS E OUTRAS PROGRAMAÇÕES...DESTA FAMÍLIA DECEDU MANOEL MESQUITA PEREIRA( FILHO BINOCA ) SENDO O MESMO SUBPREFEITO. MANTEVE UM PROGRAMA NA RÁDIO MARISTELA POR BOM TEMPO.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

A DEMANDA DO CEMITÉRIO

TRÊS CACHOEIRAS BEM NO PRINCÍPIO SEPULTAVA SEUS MORTOS NA COLÔNIA DE DOM PEDRO. MEUS BISAVÓS FORAM SEPULTADOS LÁ. O CEMITÉRIO LÁ FICAVA BEM NA PRAÇA, POSTERIORMENTE FOI TRANSFERIDO PARA PERTO DA GRUTA E NO LOCAL CONSTRUÍDO O POSTO DE SAÚDE. AQUI PESSOAS FORAM SEPULTADAS ONDE FICA A BR 101 ATUALMENTE DEFRONTE DO ASILO. ONDE LOCALIZAVA-SE A CRUZ DO ANTÔNIO DIAS, PRIMEIRO LOCAL DE REZAS DESTA COMUNIDADE. TAMBÉM DEBAIXO DO ASSOALHO DA PRIMEIRA CAPELA FORAM SEPULTADA ALGUMAS PESSOAS, AO QUE PARECE CRIANÇAS. O CEMITÉRIO DA COMUNIDADE FOI CONSTRUÍDO ONDE FICA ATUALMENTE O DETRAN E O POSTO DE SAÚDE. PADRE LUIZ PASA QUE ASSUMIU A PARÓQUIA NO ANO DE 196O, ELE O PLANEJADOR DESTE TEMPLO CATÓLICO COM CARACTERÍSTICAS MODERNAS, TINHA IDEIAS PROGRESSISTAS...ESTANDO CHEIO O CEMITÉRIO E HAVENDO UM NOVO, RESOLVERAM TRANSFERIR OS OSSOS DO VELHO PARA O NOVO. TUDO ANUNCIADO COMO MANDA O RITUAL DA LEI. NINGUÉM ESPERAVA QUE UM GRUPO DE PESSOAS SE REVOLTASSEM E EMBARGASSE NA JUSTIÇA. E ACONTECEU...A DEMANDA DUROU ANOS E NINGUÉM PODIA MEXER NO REFERIDO TERRENO. ESTIVE COM A DECISÃO JUDICIAL NA MÃO, AO QUE ENTENDI SE ALGUÉM QUISESSE VOLTAR A SEPULTAR NO LOCAL PODERIA FAZER. NINGUÉM FEZ, A NÃO SER UM DOS CONTRARIANTES QUE VOLTOU A SEPULTAR OS OSSOS DE SUA ESPOSA NO REFERIDO LOCAL. ACREDITO QUE ESTÃO LÁ ATÉ HOJE. PADRE LUIZ PASA FICOU MAIS UM TEMPO NÁ PARÓQUIA E DEPOIS SE TRANSFERIU. COM O PASSAR DO TEMPO FOI FEITO UM ACERTO ENTRE AS PARTES E A TERRA VEIO A SER DE UTILIDADE PÚBLICA. FINDOU A QUERELA QUE NO INÍCIO ELEVOU OS ÂNIMOS DE MUITOS.

BATALHA EM TRÊS CACHOEIRAS 3

ACONTECEU NO PONTAL, ATUALMENTE DENTRO DA CIDADE. ALI DEVIDO UMA DEMANDA DE TERRAS, ENTRE ROLINS E SCHUWANCK E SCHAIFFER...O CASO ROLOU NA JUSTIÇA E UM DETERMINADO DIA A BRIGADA MILITAR SE FEZ PRESENTE E FOI RESISTIDA A BALA PELOS QUE ESTAVAM AO LADO DOS ROLINS...ALGUMAS PESSOAS FORAM FERIDAS, VALDEMAR ROLIM FOI ATINGIDO NO BRAÇO. VENDO OS BRIGADIANOS QUE O CASO ERA SÉRIO, SE RETIRARAM...OS ROLINS FICARAM LÁ ATÉ QUE VENDERAM A OUTRAS PESSOAS E O CASO FICOU ENCERRADO! RELATO ISTO, PARA QUE SE ALGUÉM UM DIA QUISER ESCREVER COMO HISTÓRIA...POSSA SABER E PESQUISAR NOS LUGARES COMPETENTES.

BATALHAS EM TRÊS CACHOEIRAS 2

ESTA BATALHA OCORREU NA REGIÃO DENOMINADA POR ALEGRETE, AQUI BEM PERTINHO DA CIDADE. O MOTIVO FOI UMA DISPUTA PELA POSSE DE UMA TERRA. DE UM LADO ESTAVA UM FILHO DE JACINTO OLIVEIRA E DE OUTRO OUTRAS PESSOAS QUE NÃO SEI O NOME.A BALA CORREU E UM ESTILHAÇO ATINGIU A PERNA DO VICENTE PEDRO, ÚNICO FERIDO, CONTAM-SE QUE O LINO CARVALHO QUE ESTAVA DE UM DOS LADOS, MANDOU QUE UM COMPANHEIRO SE POSICIONASSE ATRÁS DE UMA ÁRVORE, DIZENDO: SE O CHICO FRASA ( francisco Eufrasia )ESTIVER COM AQUELA ARMA E ATIRANDO DO JEITO QUE ATIRA AI ONDE TU ESTÁS ELE TE ACERTA EM CHEIO. O COMPANHEIRO ATENDEU A RECOMENDAÇÃO DE LINO E SAIU COLOCANDO-SE ATRÁS DE UMA ÁRVORE. NEM BEM TINHA SE MEXIDO A BALA PEGOU NO EXATO LUGAR ONDE ANTES ESTIVERA. DISSE O LINO: O CHICO ESTÁ NO GRUPO A COISA VAI SER FEIA...NÃO OUVE BAIXAS, SÓ UM TIROTEIO. MUITO TEMPO DEPOIS AS TERRAS FORAM TRANSFERIDA PARA O SR. SANTO RONCONI, CATARINENSE DE CIDERÓPOLIS...MAIS UMA VEZ ESTIVERAM DE ARMAS PRONTAS PARA DEFLAGRAR A BATALHA, FELIZMENTE NÃO CHEGOU AS VIAS DE FATO.SANTO RONCONI TINHA SEIS IRMÃOS QUE NÃO DOBRAVAM ESQUINA...QUANDO BERTOLDO JACINTO, FILHO DO FAMOSO JACINTO OLIVEIRA VIU QUE A COISA NÃO ERA FÁCIL FEZ UM ACORDO DEVOLVENDO O DINHEIRO. MAS A HISTÓRIA JÁ VINHA DE LONGE...

BATALHAS EM TRÊS CACHOEIRAS 1

A PRIMEIRA RELATADA POR MEU PAI E TAMBÉM PEDRO SCHAEFFER ROLIM QUE AINDA VIVE COM IDADE BEM AVANÇADA, FOI A DOS SCHAEFFER E SCHEFFER...SÓ MUDA UMA LETRA, PORÉM SÃO DAS MESMAS RAÍZES. O LOCAL FOI NA PONTA DO MORRO PEREIRA, ESTE A OESTE DA CIDADE, ALI EM SIMA DO MORRO PASSA O TRAVESSÃO DA BAUER E BOOK...ESTE NOME DEDICADO AO AGRIMENSOR QUE FEZ AS MEDIDAS. HAVENDO DÚVIDA QUANTO A ESTA LINHA O DESENTENDIMENTO APARECEU EM SEGUIDA...NÃO HOUVE ACORDOS E AÍ RESOLVERAM DECIDIR NA BALA...OS SCHAEFFER, CONTAVAM OS MAIS VELHOS, SE FAZIAM ACOMPANHAR DE ARMAS PESADAS, ENQUANTO O OUTRO LADO ERA COM ESPINGARDAS E REVOLVERES. OS CACHOEIRENSES ESTAVAM ACOMPANHADO DE PESSOAS EXÍMIAS NA PONTARIA...ALGUNS FORAM PERTENCENTES AO GRUPO DE JACINTO OLIVEIRA. PEDRO ROLIM CONTOU-ME QUE ELE E SEU PAI TINHAM IDO NO MORRO BUSCAR LENHA, QUANDO OUVIRAM O TIROTEIO...NÃO OUVE BAIXAS DE NENHUM LADO, FELIZMENTE, MAS A ABA DO CHAPÉU DE UM GUERREIRO CONTAVAM QUE FOI FURADA COM UMA BALA...A DEMANDA PERDUROU, OU PERDURA ATÉ O DIA DE HOJE...OS VELHOS JÁ SE FORAM E A GERAÇÃO MAIS NOVA NÃO ESTÃO AÍ PARA BRIGAR POR TÃO POUCO.

JACINTO OLIVEIRA

ESTE PERSONAGEM CHAMADO DE JACINTO OLIVEIRA, CITADO NO LIVRO DA HISTÓRIA DE TERRA DE AREIA,POR GENERI LIPERT, TAMBÉM PELO HISTORIADOR ÉLIO EUGÊNIO MULER, NA HISTÓRIA DO VALE DO TRÊS FORQUILHAS, TEVE SUAS PASSAGENS AQUI EM TRÊS CACHOEIRAS. ELE, DESCENDENTE DOS OLIVEIRAS DA LOCALIDADE DE SÃO BRAZ.ONOFRE OLIVEIRA ( PRIMEIRO PROFESSOR ) ERA SEU TIO. ESTE POR SUA VEZ TINHA UM CERTO RELACIONAMENTO COM OS SCHAEFFER DA LOCALIDADE, CHEGANDO A SER TESTEMUNHA DE CASAMENTO DE UM DOS FILHOS DO FUNDADOR DE TRÊS CACHOEIRAS. ALEXANDRINA SCHAEFFER DE OLIVEIRA, FILHA DE MARGARIDA SCHAEFFER, ESPOSA DE ONOFRE OLIVEIRA, CONTAVA QUE ELE ERA SEU PRIMO.E DIZIA QUE SUA VEIA DE VALENTE NÃO PROVINHA DOS OLIVEIRAS MAS DE UMA FAMÍLIA DOS 'GATTOS' DE SC. DE ONDE PROVINHA SUA MÃE. ESTE HOMEM NA REVOLUÇÃO DE 30,32. ORGANIZOU UM PIQUET COM VÁRIOS ELEMENTOS E SAÍA EM CAMPANHAS DE SOMBRIO A TERRA DE AREIA. CONTA GENERI EM SEU LIVRO QUE ELE A TIROS ABRIU PASSAGEM NA ESTRADA QUE ACESSAVA A CESSÃO ELEITORAL ONDE ESTAVAM VOTANDO, TERRA DE AREIA,NA ÉPOCA OSÓRIO,RS.. A SITUAÇÃO COM HOMENS VALENTES FIZERAM BARREIRA PARA QUE A OPOSIÇÃO NÃO TIVESSE ACESSO AO LOCAL. NESTE EPISÓDIO UM HOMEM FOI BALEADO E MORREU. NA ÉPOCA SÓ VOTAVA ALGUMAS PESSOAS, GERALMENTE OS INFLUENTES DE CADA LOCALIDADE. O VOTO ERA ABERTO. ESTA MODALIDADE CRIAVA MUITAS INIMIZADES. ELE, SEGUNDO O QUE OUVI ERA DADO A ADQUIRIR TERRAS EM LITÍGIOS,CHEGAVA COM SEUS ACÉCLAS E PUNHA A CORRER OS POSSEIROS.AO QUE PARECE FOI O QUE ORIGINOU A SUA MORTE NO FINAL. COMO A POLÍTICA DA ÉPOCA ERA MUITO BELIGERANTE, TAMBÉM SE ENCARREGAVA DE PROTEGER CERTAS FAMÍLIAS. MINHA MÃE E MEUS TIOS CONTAVAM QUE CERTA FEITA EM CASA DE JOSÉ FELIPE SCHAEFFER ESTANDO OS MESMOS NA MESA DA FAMÍLIA DESENCADEOU-SE UMA DISCUSSÃO,POIS ERAM DE LADOS OPOSTOS POLITICAMENTE.ELE LEVANTOU-SE COMO QUEM TIVESSE DISPOSTO A SACAR DA ARMA...O VELHO SCHAEFFER QUE NÃO ERA ASSUSTADO MANDOU QUE ELE SENTACE, FATO QUE O MESMO OBEDECEU E ACALMOU-SE...DAQUELA DATA EM DIANTE FOI DECLARADA A INIMIZADE...E AS AMEAÇAS CHEGAVAM DE QUANDO EM QUANDO, UMA VEZ, CONTAVA MINHA MÃE, ABRIRAM TRINCHEIRAS NO MEIO DO MATO, NA ENCOSTA DO MORRO PEREIRA, ONDE PASSARAM ALGUMAS NOITES...TUDO PARA PROTEGER-SE CASO FOSSEM ATACADOS, A BELIGERANÇA NASCEU POR UM DOS FILHOS DO VELHO SCHAEFFER TER DADO UNS VIVAS AO ASSIS BRASIL EM ALGUM LUGAR. ASSIS BRASIL FUNDADOR DO PARTIDO LIBERTADOR APOIOU GETÚLIO VARGAS. ISTO OFENDEU JACINTO QUE ESTAVA DO OUTRO LADO.CONTA-SE MUITAS BARBARIDADES QUE FORAM FEITAS POR ELE E SEUS JAGUNÇOS...JOÃO GOLDIANO(GOLDANI?) FOI MORTO POR ELES NO RETIRO, BOA UNIÃO, NA ÉPOCA TÔRRES.NÃO SE SABE O MOTIVO. UM JOVEM QUE TINHA UMA BOLSA DE SANGUE NAS COSTAS POR EXCESSO DE ESFORÇO, CERTO DIA, CONTAVA MEU PAI E AO QUE PARECE FOI NO RIO DO TERRA...CHEGANDO JACINTO,VENDO, PELO MESMO ESTAR SEM CAMISA, INTIMOU O MESMO DIZENDO: CHEGA AQUI, VOU TE CURAR DISSO AÍ...O RAPAZ SE APROXIMOU E ELE COM UM PIQUE DE SEU CANIVETE PERFUROU A BOLSA...O RAPAZ ESVAIU-SE EM SANGUE E MORREU. AQUI NO ARMAZÉM DE DAMÁSIO SCHAFFER HOUVE TAMBÉM UM INCIDENTE...CONTA DAMAZINHO,FILHO DO VELHO DAMÁSIO SCHAEFFER,QUE ESTÁ COM 94 ANOS. MAS ALI ELE CHEGOU GRITANDO NO BALCÃO, O NECO SCHAIFFER ESTAVA ATRÁS DA PORTA ARMADO, FOI QUANDO CHEGOU UM OUTRO CIDADÃO DOS VALENTES DA REGIÃO E GRITOU, JÁ COM O PALA PUXADO E APARECENDO O CABO DO 38, VENDO JACINTO QUE A BARRA ERA FEIA, METEU A MÃO NO DINHEIRO E PAGOU A CONTA E LEVOU NUMA BOA...DANDO ATÉ LOGO, MONTOU A CAVALO E SE FOI. O CASO FOI COM UM DOS SEUS JAGUNÇOS...A POLÍTICA TRANSFORMOU A ANTIGA AMIZADE EM INIMIZADE!!!! O FIM DE JACINTO FOI EM SANTA CATARINA, SÃO JOÃO DO SUL. LÁ PERSEGUIU O CIDADÃO SERAFIM MATTOS, HOMEM DE PEQUENA ESTATURA, CONHECI O VELHINHO PESSOALMENTE,FREQUENTAVA A IGREJA BATISTA, NUNCA CHEGOU A SER MEMBRO, MAS IA NOS CULTOS LÁ NA VILA SÃO CRISTOVÃO. CONTA-SE QUE INCENDIOU O ENGENHO DO MESMO CARREGADO DE FARINHA DE MANDIOCA.E O PERSEGUIU ATÉ QUE O HOMEM RESOLVEU FAZER O PIOR...UM DIA O ALVEJOU NUMA ESPERA E O MATOU COM UM TIRO CERTEIRO.CUMPRIU-SE O QUE DISSE JESUS: QUEM FERE A ESPADA PELA ESPADA SERÁ FERIDO. ASSIM FINDOU A HISTÓRIA DESTE HOMEM QUE MUITOS FALAM, MAS NINGUÉM ATÉ HOJE FEZ UMA PESQUISA NO VERDADEIRO SENTIDO DA HISTÓRIA CIENTÍFICA PARA ENTENDER SEUS IDEAIS. AQUI DEIXO REGISTRADO O QUE OUVI DE MEUS PAIS E DE OUTRAS PESSOAS...

quarta-feira, 13 de maio de 2015

OS BARQUEIROS

ANTES DA ABERTURA DA ESTRADA OSÓRIO TORRES A REGIÃO ERA ABASTECIDA E SEUS PRODUTOS E PESSOAS SE MOVIMENTAVAM ATRAVÉS DA LAGOA ITAPEVA E RIOS QUE NELA DESEMBOCAVAM. O ESTADO TINHA SEUS VAPORES E CHATAS QUE FAZIAM ESTE TRANSPORTES...UM CHAMAVA-SE PORTO ALEGRE. TAMBÉM DE QUANDO EM QUANDO, UMA DRAGA ABRIA O VAU NO CENTRO DA LAGOA PARA FACILITAR O CALADO. NÃO SÓ HAVIA OS BARCOS DO ESTADO, MAS TAMBÉM PARTICULARES FAZIAM O TRANSPORTE DE CARGAS À TRAMANDAÌ - OSÓRIO. OS PRIMEIROS BARQUEIROS QUE SE TEM NOTÍCIAS FORAM OS SEGUINTE: LEOLDO,GALDINO DIAS, GENI DIAS,BERTOLDO OLIVEIRA,VITÓRIO BERNARDINO RODRIGUES E SEUS IRMÃOS, SALVADOR BERNARDES E IRMÃOS,LÓI LEANDRO. MUITOS OUTROS BARCOS HOUVE NA REGIÃO, AQUI VAI O NOME DE ALGUNS: OTÁVIO MIGUEL,JOÃO PRUDÊNCIO PEREIRA, ANGELINO BRAMBILAE E MUITOS OUTROS. A FAMÍLIA MESQUITA FORAM PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÃO TAMBÉM. OS DHAL E VOGES AO QUE PARECE FORAM OS PRIMEIROS. SEGUNDO VITÓRIO RODRIGUES, FAZIAM PROCISSÕES QUE COMEÇAVA NO PORTO DO DESCANSO, ( LAJEADINHO) E IAM ATÉ O CENTRO DA LAGOA ITAPEVA. UMA PESSOA QUE QUISESSE IR A PORTO ALEGRE EMBARCAVA AQUI NO PORTO DO IATE IA A OSÓRIO E DE TREM ATÉ PALMARES, LÁ APANHAVA UM VAPOR E DESEMBARCAVA NO CAIS DO PORTO EM PORTO ALEGRE.UM DETALHE: PARA CHEGAR A OSÓRIO FOI ABERTO UM CANAL COM ONZE QUILÔMETROS DE EXTENSÃO NO GOVERNO