OS PRIMEIROS HABITANTES DO MORRO AZUL ( ANTERIORMENTE JÚLIO DE CASTILHOS ) FORAM: VITÓRIO RECK, FORTUNATO BOFF. OS DOIS FIZERAM UM RANCHO NA FRENTE DA ATUAL IGREJA. NAQUELE TEMPO ERA UMA ILHA O BRAÇO DO RIO QUE CIRCUNDAVA O CAPÃO DE MATO ERAM IGUAIS.
RECONHECERAM O CHÃO ( TERRENO ), FIZERAM ROÇAS E VOLTARAM. VITÓRIO E FORTUNATO FAZIAM TAIPAS DE PEDRAS ( CERCAS ANTIGAS ); AINDA PODE SER VISTAS EM LAGEADO GRANDE, CASINHAS, RIBEIRÃO E CONTENDAS. PODEM TEREM VINDOS ATÉ AI.
NAQUELE TEMPO A ESTRADA DO TRÊS FORQUILHAS JÁ DAVAM PASSAGEM.NAQUELE TEMPO PASSOU POR ELA O GENERAL DAVI CANABARRO ( 1835 ) COM 1600 HOMENS, A MANDO DE BENTO GONÇALVES. COMBATES DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA 1835. jÁ TINHAM DESCOBRIDO O LUGAR QUE ADQUIRIU O NOME DE " DESCOBERTA", ENTRE A PROPRIEDADE DE : ISRAEL E VICENTE. OS NUNES JÁ OCUPAVAM O SILVEIRÃO.
POR TANTO DE ESCOTEIRO DEVEM TER DECIDO A SERRA DO MORRO AZUL, QUE NAQUELE TEMPO SUBIA NA PORTEIRA DOS BORGES A DIREITA DE QUEM DESCE . SUBINDO NO ALTO DO MORRO SE DESCIA PRIMEIRAMENTE DE TROPAS, DESCENDO PELA ANTIGA PROPRIEDADE DE LUIZ RECK E DEPOIS LUIZ TREVISANI.
AGORA VOLTO A FALAR DOS PRIMEIROS MORADORES: EM CONTINUAÇÃO VIERAM OS MAGGI, ALEXANDRE, AMBRÓSIO , E JOSÉ. SEUS PAIS: OTÁVIO, SENHORA COLOMBO, ANDRÉ MAGGI E DOMINGA DONASSOLO COM SEUS PAIS FRANCISCO DONASSOLO E MULHER. TAMBÉM TEM JOSÉ BRAMBILLA CASADO COM ELIZIA MARLIM.
COM A COLONIZAÇÃO VIERAM OS ALEMÃES ( VINDO DA COLONIA ) PARA O LADO DO "TATU". JOSÉ LUMERTZ, JOÃO MODEL, GENROS DE MATIAS JUSTO, ALEMÃES ABASTADOS, MAIS AO CANTO: JOÃO, JOSÉ E PEDRO HANZENREDER. IRMÃO DO VELHO DENTISTA: PEDRO. QUE FEZ BONS ATENDIMENTOS. MAIS TARDE VIERAM FILHOS E GENROS. ADÃO FEIJÓ DO NASCIMENTO ( SIQUEIRA ) JOÃO DE BARROS, E JOSÉ PEDRO E JOSÉ PEDRO PITUNGA. JOÃO MENGUE, JOSÉ MATIAS MEMGUE E SEU IRMÃO PEDRO. NOS FUNDOS, BENEDITO HANZENREDER E SILVINO BORGES. DA PRAÇA PARA SIMA: ALEXANDRE MAGGI E AMBRÓSIO MAGGI, AOS FUNDOS ANDRÉ BOFF, NO RIO TATU: MANOEL CAPELANI DOS SANTOS, PAI DE ARISTIDE CAPELANI E COLRIOLANO E JOÃO. MAIS AO FUNDO JOÃO PAULO. VELHO CONHECIDO . MAI FATER MAN ( MEU PAI HOMEM) A BEIRA DA ESTRADA ACIMA TAPERA DE JOSÉ MARTINS LINHARES, SEU CAPATAZ: JOAQUIM. E SEU IRMÃO SOLTEIRO. MAIS TARDE VEIO A ESTE LUGAR: JACINTO TREVISANI CASADO COM VALENTINA.
OBS. ( EXTRAÍDO DAS ANOTAÇÕES DE : ORLANDO JSÉ RECK. JUNHO DE 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário