terça-feira, 14 de julho de 2015

PESCA DE JACARÉS NA LAGOA ITAPEVA

                GRANDES JACARÉS FORAM PESCADOS NA LAGOA ITAPEVA... COM ANZOL DE FABRICAÇÃO CASEIRA...FEITO DE ARAME DE AÇO E  ISCADO COM BOFFE DE GADO.

ATRÁS DO MORRO '' SÍTIO VELHO '' ESTE   QUE COMEÇA NO CEMITÉRIO, TEM UM LUGAR NA LAGOA QUE SE PARECE COM UM RIO E É CHAMADO DE VARADOR PELOS ANTIGOS... ALI HAVIA MUITOS JACARÉS...

ENOR ROXO FOI UM DOS  PESCADORES, MEU VIZINHO NA ÉPOCA ...TIVE OPORTUNIDADE DE VER JACARÉS ENORMES SENDO COREADOS POR ELE E OUTRAS PESSOAS...JACARÉS DO COMPRIMENTO DO LEITO DO CARRO DE BOIS...MAIS DE DOIS METROS.

DESCOBRI VENDO A CARNEAÇÃO QUE A URINA DESTE ANIMAL É UM EXCELENTE PERFUME...PESQUISANDO APRENDI MAIS AINDA: OS PERFUMISTAS USAM ESTA URINA ...MUITOS ESTÃO PERFUMADOS E NEM SABEM QUE PODEM ESTAR USANDO A URINA DE JACARÉ...MAS NÃO SE ASSUSTE A URINA DE UM VEADO AFRICANO CHAMADO DE " ALMISCAR " TAMBÉM É COMERCIALIZADA POR SER DE PERFUME AGRADÁVEL...

ELES AQUI PESCAVAM ERA PARA COMER O JACARÉ ENFAROFADO!!!!

sábado, 11 de julho de 2015

TRÊS CACHOEIRAS POESIA

ÁGUAS QUE DESCEM DO MORRO
NUM SÍMBOLO DE ETERNA GRAÇA
 SEMPRE REGANDO AS MATAS,
 DESCEDENTANDO  O CARENTE.

 CONVIDANDO OS QUE PASSAM
E AVISTAM DE REPENTE
 EM UMA LINDA CORRENTE...
DE PRATA EM COR CRISTALINA

ÁGUAS PURAS ALCALINAS
QUE ANIMAM , REVIGORAM...
O TROPEIRO DE OUTRORA
AQUI SE BENEFICIAVA...( Em construção )

CAÇA EM TRÊS CACHOEIRAS


LEMBRO QUE AOS DOMINGOS SE OUVIA O TIROTEIO DE ESPINGARDA NO MORRO PEREIRA. HAVIA BASTANTE MATA ATLÂNTICA E MUITOS PÁSSAROS. JACUS, JACUTINGAS, ARAQUANS, TUCANOS, CIRIQUÁS ,  PICA-PAUS, INAMBUS, PAPAGAIOS, PERIQUITOS E MACUCOS.

ANIMAIS: QUATIZ, TATUS, PACAS, CUTIAS, BUGIOS, GATOS DO MATO E JAGUATIRICAS, GRAXAINS , MÃOS PELADAS  E VIADOS. PRESENCIEI MUITAS CAÇADAS DE VIADOS POR UM TAL DE TENENTE PINTO AQUI NO MORRO PEREIRA...CAÇANDO VEADOS.

HAVIA TAMBÉM CAÇADORES ESPECIALIZADOS EM LEBRES...FERNANDO ROLIM, HERMELINO ( PIQUICO ) ADENIR MATTOS E SEU CACHORRO COLEIRA, MÁRIO ROLIM, NATALINO RAUPP, VICO VENÂNCIO, ALDO DO NASCIMENTO. AS CAÇADAS DE CAPIVARAS ERAM EFETUADA PELOS MORADORES DO SANTO ANJO; VALDEMAR, E  O CARMO, DA FAMÍLIA VENÂNCIO. HAVIA OS CAÇADORES DO BANHADO, AQUELES QUE PREFERIAM OS FRANGOS DÁGUAS, CARÕES E TACHANS ( TARRÃS ) MARRECAS  E  GARÇAS!!!!


COM O DESMATAMENTO AS CAÇAS FORAM SUMINDO E OS CAÇADORES DESAPARECENDO...


PLANTA ALIMENTÍCIA USADA PARA CRIANÇAS

  AQUI FOI MUITO USADA EM TEMPOS IDOS ESTA PLANTA CHAMADA DE ARARUTA. ESPECIALMENTE POR FAMÍLIAS QUE TINHAM FILHOS PEQUENOS. ESTA PLANTA QUE DA REGIÃO SUMIU QUANDO APARECEU OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. 

ARARUTA TINHA UMA PARECÊNCIA COM A PLANTA CHAMADA CAMBRAIA POPULARMENTE. ESTA QUE ENFEITAM RIOS E CÓRREGOS DE NOSSA REGIÃO. OS CACHOEIRENSES PLANTAVAM A ARARUTA E DEPOIS DE CERTO TEMPO COLHIAM E RALAVAM A RAIZ QUE É RICA EM AMIDO QUE CONTEI DIVERSAS VITAMINAS NECESSÁRIA A SAÚDE.

ERA INDICADA COMO REMÉDIO POR COMBATER A FEBRE. AINDA HOJE É INDUSTRIALIZADA E VENDIDA NOS MERCADOS DO NORDESTE E NORTE DO BRASIL. UM QUILO CUSTA APROXIMADAMENTE  QUARENTA REAIS.

ASSIM OS CACHOEIRENSES ALIMENTAVAM SEUS FILHOS PEQUENOS, QUANDO AINDA NÃO EXISTIA OS ALIMENTOS QUE TODOS CONHECEMOS HOJE INDICADO PARA CRIANÇAS....

terça-feira, 7 de julho de 2015

OS COLCHÕES USADOS NA REGIÃO

    CONHECI DESDE PEQUENO O COLCHÃO DE PALHA DE MILHO. OS FABRICANTES, GERALMENTE AS MÃES DE FAMÍLIA...APANHAVAM A PALHA E DESFIAVAM, DEPOIS ENCHIAM UM SACO GERALMENTE FEITO DE RISCADO ATRAVÉS DE UMA FENDA COM BOTÕES QUE SERVIA PARA ENFIAR O BRAÇO E AFOFAR...OU PARA REPOR...A PALHA NOVA GERALMENTE PRODUZIA ALERGIA...ESPIRROS E COCEIRAS...MAS COM O TEMPO AS PESSOAS ACOSTUMAVAM.

OUTRO COLCHÃO ERA FEITO DE CLINA...UMA MACEGA ACOLCHOADA...NÃO SEI PORQUE PESAVA TANTO. DEPOIS VINHA O DE MARCELA E POR ÚLTIMO OS MAIS MODERNOS...MOLAS. SÓ PARA GENTE DO DINHEIRO. UMA TELA DE MOLAS...A PESSOA AO DEITAR OU SE MEXER NA CAMA FAZIA UM BARULHÃO...

MAS NO PRINCÍPIO OS PELEGOS AINDA ERAM OS MELHORES ESPECIALMENTE NO INVERNO...NO VERÃO SE COBRIAM COM UM LENÇOL OU MANTA E A CAMA JÁ ESTAVA PRONTA. 

ERA ASSIM ...TODOS OS DIAS ERA TAREFA DA DONA DE CASA OU FILHAS OU EMPREGADA AFOFAR OS COLCHÕES E DAR ALGUNS ESPIRROS...

A PEDRA FUNDAMENTAL E OS VÂNDALOS

   POUCOS LEMBRAM E POUCOS SABEM QUE  NO ALICERCE DO TEMPLO CATÓLICO DE TRÊS CACHOEIRAS EXISTE A PEDRA FUNDAMENTAL. LEMBRO QUANDO FOI FEITO UMA FESTA ESPECIAL E O PADRE LUIZ PASA COLOCOU DENTRO DA PEDRA UMA SÉRIE DE DOCUMENTOS. NORMALMENTE USA-SE COLOCAR UMA DESCRIÇÃO HISTÓRICA  DOS GOVERNANTES ATUAIS, MOEDAS, LISTA DE DIRETORES DA IGREJA, DOADOR DO IMÓVEL.UM JORNAL DO DIA .

NO CASO CACHOEIRENSE FOI AINDA ACRESCIDA AS MOEDAS DA PEDRA FUNDAMENTAL DA CAPELA ANTERIOR E OS ESCRITOS DA ÉPOCA. 1920.  LEMBRO DO PADRE LUIZ PASA COLOCANDO DENTRO DE UMA GARRAFA DE CHAMPANHA UM ROLO DE PAPÉIS COM OS DOCUMENTOS. TIRA-SE O AR E DEPOIS É FECHADO E LACRADO COM CERA . A PEDRA É ESCAVADA NO CENTRO E OS MATERIAIS HISTÓRICOS COLOCADO ALI. DEPOIS COLOCA-SE UMA TAMPA POR SIMA.

TUDO ISTO FOI FEITO COM MUITO ESMERO E REVERÊNCIA...A PEDRA FICOU PRONTA, MAS LEVOU ALGUNS DIAS PARA SER COLOCADA DEFINITIVAMENTE NO ALICERCE ...E FOI AÍ QUE ACONTECEU...

OS VÂNDALOS FORAM COM FERRAMENTAS A NOITE E ARROMBARAM A PEDRA, SACANDO DO INTERIOR OS DOCUMENTOS E MOEDAS...INCLUSIVE AS MOEDAS DE 1920.  MUITOS PRESENCIARAM  O ACONTECIDO. EU PRESENCIEI. FOI UM FATO TRISTE.

DEPOIS TUDO FOI FEITO NOVAMENTE E COLOCADO NO DEVIDO LUGAR...NARRO ISTO POR QUE FOI UM FATO VERDADEIRO  QUE ACONTECEU.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

PADRES COM FAMÍLIA NA HISTÓRIA DO BRASIL

                MATHEUS FEIJÓ DO NASCIMENTO AFIRMAVA QUE DESCENDIA DA MESMA FAMÍLIA DO PADRE DIOGO FEIJÓ, EMBORA PARTE DE SUA FAMÍLIA FOSSEM LUTERANOS. NO VALE DE TRÊS FORQUILHAS ONDE RESIDIAM NÃO HAVIA PADRES POR SER REDUTO LUTERANO. A COLÔNIA FOI DIVIDIDA ENTRE EVANGÉLICOS E CATÓLICOS NA IMIGRAÇÃO ALEMÃ. CONHECI VELHOS LUTERANOS QUE AFIRMAVAM TER CONHECIDO IRMÃOS DE MATEUS NA IGREJA LUTERANA JUNTAMENTE COM ELES.

PADRE  ANTÔNIO  DIOGO FEIJÓ  TINHA ESPOSA E QUATRO FILHOS, SEGUNDO O QUE REGISTRA O LIVRO BARÃO DE MAUÁ. TALVEZ POR SER ALTA AUTORIDADE NA ÉPOCA A IGREJA FEZ VISTAS GROSSAS AO FATO. O PAPA ATUAL QUANDO ENTREVISTADO AFIRMOU QUE O PADRE NÃO CASAR NÃO É DOGMA MAS UMA ORIENTAÇÃO.

TAMBÉM EM TÔRRES HOUVE UM PADRE QUE SE CHAMAVA GIUSEPE LAMÔNACO ORIUNDO DA CALÁBRIA NA ITÁLIA QUE TINHA ESPOSA E QUATRO FILHOS. ESTE FOI ORDENADO SACERDOTE EM  20| 12 | 1878. VEIO AO BRASIL E ASSUMIU A PARÓQUIA DE TÔRRES, RS. ONDE VIVEU ATÉ O FIM DA VIDA. ESTÁ SEPULTADO NO CEMITÉRIO DAQUELA CIDADE.

LAMÔNACO BATIZOU PESSOAS NO MORRO AZUL. JOSÉ OTÁVIO RECK NASCIDO EM 02 DE JULHO DE 1896 ,  FOI BATIZADO EM CASA QUANDO ELE VISITAVA AQUELA LOCALIDADE. ESTE PADRE FOI MEMBRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TÔRRES E TAMBÉM PRESIDENTE. FALECEU EM 28 DE 12 DE 1911. PELO FATO DE TER ESTE PERSONAGEM PARTICIPADO EM TERRITÓRIO HOJE PERTENCENTE A TRÊS CACHOEIRAS É QUE REGISTRO O FATO. ( INFORMAÇÃO EXTRAÍDA DAS ANOTAÇÕES DO SR. HORLANDO JOSÉ RECK ).

quarta-feira, 1 de julho de 2015

JACOBA AO BRASIL

VEIO AO BRASIL EM 1876, VIÚVA DE FELIZ BOFF ACOMPANHADA DE CINCO FILHOS, ORIGINÁRIA DO VALE DE SERRA DEL GRAPA 1865. O FILHO OSVALDO 1857 FALECIDO NUMA CAÇADA DE TATETES COM SUA PRÓPRIA ARMA. VITOR 1859, ÂNGELA 1862, PEDRO 1865 E ANDRÉ 1868. JACOBA ERA FILHA DO PATRIARCA VITÓRIO. EM 1882, 12 DE MARÇO FALECEU ÂNGELA PROVENIENTE DO SEGUNDO PARTO. 

NAS MINHAS VIAGENS A FLORES DA CUNHA, CAXIAS ONDE FUI SERVIR O EXÉRCITO ENCONTRAVA PESSOAS QUE DIZIAM SER DE ORIGEM DE UMA VIÚVA ITALIANA, DIZENDO TAMBÉM QUE PERTENCIAM AOS RECK DO BURGO, HOJE PARÓQUIA DA SAGRADA FAMÍLIA, ENTRADA DA CIDADE. COMO NÃO DISPUNHA DE DADOS COMO TENHO HOJE SÓ ESCUTAVA.

O QUE ME FAZ  AUMENTAR O COMENTÁRIO E O FATO DE OSVALDO BOFF DO PONTAL TER ESTE NOME. SUA AVÓ AO NASCER PEDIU QUE PUSESSE O NOME DE OSVALDO EM MEMÓRIA DAQUELE QUE LAMENTAVELMENTE FALECEU EM ACIDENTE. RAZÃO QUE ME FAZ CRER QUE ANDRÉ BOFF CITADO ACIMA SEJA O FILHO DE JACOBA. ASSIM SENDO, AS HISTÓRIAS DOS ITALIANOS QUE TENHO SÃO MAIS DE ARQUIVOS DOS RECK CHECONE. ASSIM SENDO, CREIO TER TRADUZIDO O IDIOMA ITALIANO PARA O PORTUGUÊS . ASSINADO  HORLANDO JOSÉ RECK. OBS. ESTA ESCRITA FOI NO INÍCIO DAS LEITURAS DA IMIGRAÇÃO. O AVÔ DOS BOFF DO MORRO AZUL NÃO ESTÁ NESTA REPORTAGEM.