FOI NA DÉCADA DE SETENTA. A REALIZAÇÃO DOS TIROS DE LAÇO LÁ NO PONTAL...NAS TERRAS ONDE ANTERIORMENTE FORA DO SR. JOÃO MAGGI. HAVIA ALI UM ESPAÇO AMPLO E NATURALMENTE PLANO.
NA DATA QUE REALIZARAM O PRIMEIRO RODEIO...O ESPÍRITO TRADICIONALISTA FOI DESPERTADO...NUNCA VI TANTOS CAVALEIROS INDO NAQUELA DIREÇÃO...OS MATUNGOS DAS CARROÇAS GANHARAM UMA NOVA ATIVIDADE...LEVAR SEUS DONOS E ALGUNS ARRISCAR CORRER ATRÁS DE UM NOVILHO...
MAS, TAMBÉM SE PODIA VER ANIMAIS DE FINA ESTIRPE VINDO DE OUTRAS LOCALIDADES...LEMBRO QUE ATÉ DE MOSTARDAS VIERAM ALGUNS...O POVO SE APINHAVA PARA VER LAÇAR E GINETEAR...
POSTERIORMENTE O RODEIO PASSOU PARA AS TERRAS DO SENHOR ÉSIO MAGGI, UM POUCO ANTES DO PRIMEIRO LOCAL E ALI FICOU POR MUITO TEMPO...JOSÉ FELIPE SCHAIFFER NETO ( ZEQUINHA FELIPE ) PEDRO LEFFA E OUTROS COOPERAVAM NOS TRABALHOS DE ORGANIZAR OS ANIMAIS...ERAM HOMENS ACOSTUMADOS A LIDAR COM GADO.
UMA PESSOA QUE ME RECORDO BEM ERA O SENHOR TUTA ARÁSIO WEBER...COM UM ANIMAL PURO SANGUE...DEBAIXO DAS ÁRVORES O CHIMARRÃO CORRIA DE MÃO EM MÃO E A FESTA CONTINUAVA ATÉ O FINAL SEM QUE NINGUÉM ARREDASSE ...TENHO PARA MIM QUE O MAIOR INCENTIVADOR DO TRADICIONALISMO AQUI FOI O PADRE LUIZ PAZZA QUE ERA O VIGÁRIO. ELE TROUXE AQUI O PADRE PAULO ARIPE, ALEGRETENSE E TRADICIONALISTA...MISSA CRIOULA FOI REALIZADA...COM A PRESENÇA DE GAÚCHOS MONTADOS A CAVALO...MAS O LÍDER MESMO FOI O SR. ÉSIO MAGGI A PARTIR DAÍ.
O CTG GANHOU O NOME DE TIO LUIZ EM HOMENAGEM AO PAI DO SR. ÉSIO MAGGI QUE SE CHAMAVA LUIZ ANDRÉ MAGGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário