Claudio Leal domingos...Um jovem que apareceu em três Cachoeiras, filho do Sr. Manoel E.Domingos ( Mané Pontes )...Tinha este apelido devido sua habilidade em construir pontes de madeira sobre os rios. Era natural de Santa catarina. Quando aqui chegou fazia-se acompanhar de seu filho Claudio.
Claudio sabia tocar acordeom e muitas vezes abrilhantou reuniões dançantes...Claudio estudou e se tornou escrivão do foro de Tôrres,Rs. posteriormente passou a ser tabelião oficial de cartório em Porto Alegre, Maquiné e Três Forquilhas foram alguns dos lugares onde serviu.
Claudio tornou-se escritor...Muitos livros de sua autoria foram lançados. É também historiador, suas notas foram escritas em jornais do litoral norte do RGS. É membro da associação dos escritores.
Por último lançou um livro sobre matemática ( Números Primos ) e está para lançar um novo sobre as idéias de Emanuel Kant. Quem poderia imaginar que aquele jovem se tornasse em um expoente de Três Cachoeiras?
Alguns esclarecimentos necessários, Silon: meu pai, Manoel Eufrázio Domingos (apelido Mané Ponte), fez a primeira ponte, em madeira, sobre o Rio do Chapéu, em Três Forquilhas, e, também, a ponte em alvenaria no lajeadinho. Eu comecei minha atividade judicial em Torres e, depois, fui escrivão em Porto Alegre, Três Passos e Osório e Tabelião (e Registrador civil) em Osório, Três Forquilhas, Maquiné e Arroio do Sal, neste como substituto temporário. Estou aposentado. Fui membro de uma Academia de Letras, mas não sou mais. Meus livros, cinco impressos e oito digitais (ebook), sob diferentes temas, inclusive sobre a história local e matemática. Os digitais estão publicados na Amazon, uma das maiores empresas do mundo de vendas pela internet. Em Três Cachoeiras, vivi os melhores anos da minha vida, inclusive porque toquei domingueiras e serenatas. Conheci Três Cachoeiras desde há 65 anos. Era uma vilazinha. Bons tempos. Moro em Torres, vivo no meu sítio em Três Forquilhas e me dedico à literatura. Obrigado pela referência "um expoente em Três Cachoeiras", mas penso ser a mais simples e comum das pessoas, exceto por algumas singelas manifestações literárias.
ResponderExcluirValorizo muito o teu interesse pela história de Três Cachoeiras; isso é importante.
Claudio é muito mais do que escrevi...E do que ele mesmo comentou, além do exposto é pai de família, uma de suas filhas é oficial da saúde aqui no posto Sofia Rodrigues...Sua esposa é pertencente a família Munari de Pirataba. Posso afirmar: É possuidor de um conhecimento vastíssimo...Um gênio !!!
ResponderExcluir